TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres muçulmanas e ocidentais

Por:   •  3/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

1. O Islão adverte as mulheres a se vestirem com modéstia e não deixar à mostra as extremidades para nenhum homem além de seu marido, pai ou familiar mais próximo e crianças pequenas. Contudo, o Alcorão não é específico quanto ao estilo das roupas e acessórias usados pelas mulheres. As vestimentas têm sido modificadas ao longo dos séculos e difere de acordo com a região islâmica. Em alguns países islâmicos, o uso do hijab é obrigatório para as mulheres. Em muitos outros países islâmicos, como o Irã e a Arábia Saudita, todas as mulheres devem cobrir a cabeça em público. Os mais comuns tipos de vestimentas religiosas do Islão são o hijab e o nicabe. Os véus, no entanto, não são citados pelo Alcorão, sendo uma opção particular de cada mulher islâmica. Ao longo da história as sociedades islâmicas utilizaram a vestimenta como distinção da condição social, ocupação, pureza, crença, sexo e identidade regional.

Na era moderna, a vestimenta para mulheres muçulmanas varia de região para região e de restrição religiosa à questão de gosto pessoal.

Existem alguns requisitos para mulheres mulçumanas cumprir:

1- Devem cobrir algumas partes do corpo, seguindo a religião e, algumas vezes, a idade.

2- A roupa deve ser suficientemente larga para não descrever a forma do corpo da mulher. Uma maneira desejável de esconder a forma do corpo é usar um manto sobre outras roupas.

3- A roupa deve ser suficientemente espessa para não mostrar a cor da pele que cobre ou a forma do corpo.

4- A roupa não deve atrair a atenção dos homens para a mulher. Não deve ser brilhante e chamativo para que todos percebam o vestido e a mulher.

5- As mulheres não devem vestir-se para se parecer como homens, amaldiçoaram os homens que se vestem como mulheres e as mulheres que vestem como homens.

6- A roupa deve ser modesta, não excessivamente sofisticada e também não excessivamente esfarrapada para ganhar admiração ou simpatia.

Como percebemos, durante séculos, o mundo esteve preso primeiramente a uma visão idealista e depois materialista, chegando atualmente ao mundo globalizado, fortemente influenciado pela mídia, onde o valor dado ao corpo está relacionado à lógica de mercado, impor um padrão de corpo perfeito, desenvolvendo nas pessoas, hábitos e comportamentos que as levem a perseguirem uma "beleza física". Atualmente, com o avanço da cibernética e da biotecnologia a banalização do ser e perda da identidade do "humano" despojado de sua subjetividade está evoluindo demasiadamente.

2. Na cultura muçulmana, a diferenças entre homens e mulheres são nítidas no que diz respeito aos papéis, direitos e deveres de cada gênero. Assim, na maioria dos países muçulmanos, as mulheres têm plenos direitos religiosos para decidirem sobre casamento, divórcio, vestuário e educação. Contudo, em outros, elas lidam com restrições para determinar seu estado civil, estudar e trabalhar, uma vez que devem obediência aos homens. Portanto, é comum que a cultura muçulmana permita que o marido bata nas esposas e as obriguem a se vestirem com modéstia. Como exemplo, temos o Irã e a Arábia Saudita, onde as mulheres devem cobrir a cabeça em público ou utilizar uma burca. Nessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com