Músicas Era Vargas
Por: mariaribeirocsr • 20/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.819 Palavras (12 Páginas) • 533 Visualizações
Trabalho sobre músicas na Era Vargas
Contextualização
Antes da introdução ao uso das músicas como recursos para o ensino de história na prática docente em sala da aula, é necessária uma contextualização histórica dentro do período a ser trabalhado. No nosso caso, a Era Vargas. Diante disso, a explicação da importância do rádio será necessária. O rádio foi introduzido no Brasil no início do século XX, tornou-se, nos anos 1930, popular meio de comunicação, o que justifica o fato de o período ser designado como “Era do Rádio”. Vargas tornou-o um importante veículo de comunicação de massas. Considerando esse contexto, foi expressivo o papel que a música assumiu como instrumento de propaganda ou crítica a seu governo.
Desenvolvimento
Diante da questão levantada, trabalharemos com análise de algumas canções em que se evidenciam aspectos de exaltação da figura e do governo de Vargas e, também, com aquelas que serviram à realização de importantes críticas a ele. Como por exemplo: a música Lenço no Pescoço de Wilson Batista que faz uma exaltação a vida vadia (vadiagem) que era condenada no governo Vargas. Contrapondo, a música o Bonde de São Januário escrita anos depois pelo próprio Wilson e a música é negócio casar de Ataulfo Alves que relata a imagem de “malandro regenerado”.
Objetivo
Ao abordar o uso da letra e música como recurso didático, temos como objetivo a incorporação da linguagem musical ao ensino de História, onde a forma e o conteúdo integram-se como força de expressão, como referencial de manifestação e comunicação. Sendo assim, a análise da canção possibilita ao aluno uma interpretação direta sobre tempo, espaço, e o mais importante a interpretação do discurso do período trabalhado. Ajudando a compreender que a música tem um papel importante dentro das relações sociais e na construção do conhecimento histórico.
Músicas na Era Vargas:
- Comendo Bola (1929) - Jaime Redondo E Orquestra
- Lenço no Pescoço (1930) - Wilson Batista
- G E Gê (1931) - Almirante E Bando De Tangarás
- Com que roupa (1931) - Noel Rosa
- A menina Presidência (1937) - Silvio Caldas
- Glórias Do Brasil (1938) - Nuno Roland
- O Bonde São Januário (1940) - Wilson Batista
- E O Negócio É Casar (1941) - Ataulfo Alves
- Brasil Brasileiro (1942) - Carlos Galhardo
- Retrato do Velho (1950) – Haroldo Lobo
Música 1: Comendo Bola | |
Autores: Hekel Tavares e Luis Peixoto | |
Intérprete: Jaime Redondo com o Grupo Regional | |
Gênero: Marchinha | |
Gravadora: Disco Columbia | |
Ano de lançamento: 1929 | |
Audição da música: https://www.youtube.com/watch?v=s5hKxJ9bKBk | |
Letra: Gaúcho, meu irmãozinho Meu irmãozinho mineiro Seu Julinho é que vai ser Porque esse tá de Julinho É um caboclo brasileiro Brasileiro como quê Tudo o mais é gauchada Tudo o mais não vale nada Meu irmãozinho gaúcho Se tu amarra a cavalada Vendo as coisa mal parada Não agüenta com o repuxo Getúlio, Você tá comendo bola Não te mete com seu Júlio (2x) Que seu Júlio tem escola | Atrás do liberalismo Ninguém vá que esse cinismo É potoca, é brincadeira Eu conheço muito tolo Que acabou levando bolo E bateu na geladeira Eles pensam, seu Julinho Que esse povo é zé-povinho Que isso é pau de galinheiro Que sem nota e sem carinho O Brasil anda sozinho Porque Deus é brasileiro |
Comentário: A canção “comendo bola” entra no contexto para explicar a Revolução de 30 e os desdobramentos entre a derrota de Getúlio e a sua posse através da Revolução. Tudo começa com a derrota de Getúlio Vargas para Júlio Prestes, na eleição de 1930. A 26 de julho daquele ano, João Pessoa candidato a vice na chapa derrotada, foi assassinado a tiros na Confeitaria ‘A Glória’, do Recife, por seu desafeto João Dantas, por motivos estritamente pessoais. Apesar disso, a oposição transformou o fato em instrumento político, jogando o povo contra o governo. Daí nasce a Aliança Liberal, formada pelos estados do Rio Grande do Sul, da Paraíba e de Minas Gerias, que depõe Washington Luíz e põe Getúlio no poder, a famosa Revolução de 30. “Comendo bola” é nitidamente a favor de Júlio Prestes: “Getúlio, você tá comendo bola/ Não te mete com seu Júlio/ Não te mete com seu Júlio/ que seu Júlio tem escola”. Diante disso, a canção pode ser trabalhada para explicar às eleições de 1930 e a tomada de Getúlio Vargas. Mostrando a importância da música dentro do cenário político da época como porta voz dos acontecimentos históricos. |
Música 2: Lenço no Pescoço |
Autores: Wilson Batista |
Intérprete: Sílvio Caldas |
Gênero: Samba |
Gravadora: Victor |
Ano de lançamento: 1930 |
Audição da música: https://www.youtube.com/watch?v=vmD6D0zAGnc |
Letra: Meu chapéu do lado |
Comentário: “Lenço no pescoço” é uma canção para ser analisada a questão da malandragem boemia do período, versos a exaltação do trabalho e da figura do trabalhador. A vida de malandro era considerada uma vida de vadiagem e a exaltação dessa figura não é favorável ao governo que prioriza o trabalho. A canção não foi bem aceita entre os outros sambistas e o próprio governo de Getúlio. Anos depois o mesmo autor lança o bonde de São Januário que após passar pela censura do DIP, enaltece a figura do trabalhador e sua felicidade ao estar inserido dentro da política populista de Getúlio. Diante disso, as canções podem ser trabalhadas para a discussão da política trabalhista e a importância da propaganda no governo Getúlio e questão da censura nos meios de comunicação. |
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