O Conhecer as principais diretrizes do PBL .
Por: lucasdomicio • 23/10/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 271 Visualizações
Problema 1: Aprendendo a aprender
Objetivo I - Conhecer as principais diretrizes do PBL
é um recurso didático, uma estratégia pedagógica inovadora, que vem conquistando muitas pessoas e quebrou o paradigma de aula tradicional, com disciplinas curriculares distanciadas umas das outras e o controle de presença e provas: nela, o aluno estuda individualmente sobre determinado assunto antes da aula, e anota todas as suas dúvidas ou dificuldades.. Trazendo a questão da interdisciplinaridade, reduzindo a distância entre o aprendizado da teoria e a prática.o atendimento se torna mais humanizado.
Objetivo II - Entender a origem do PBL
O PBL – Problem Based Learning – foi adotado pela primeira vez, no ensino de medicina, no final dos anos 1960, pela Universidade de MacMaster, no Canadá. A partir do pioneirismo do curso canadense, o método se expandiu para muitas escolas de medicina em todo o mundo e, também, em diferentes áreas do conhecimento. Em 1984, a Escola de Medicina de Harvard também aderiu ao método e em 1990, o PBL começa a se estabelecer no Brasil. Esse método tem como finalidade formar profissionais mais articulados, críticos e aptos às demandas de saúde da população. Trabalha com a construção de conhecimentos a partir de desafios a serem enfrentados no cotidiano da prática médica.
No Brasil: Faculdade de medicina de Marília, UNICID, Universidade Estadual de Londrina, dentre outras.
Objetivo - III Diferenciar os modelos de metodologia ativa
A metodologia ativa é uma concepção educativa que estimula a crítica e reflexão no processo de ensino e aprendizagem. O educador, neste caso, participa ativamente do processo, em situações que promovam aproximação crítica do aluno com a realidade. As principais metodologias ativas utilizadas atualmente são a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL, da sigla em inglês); a Metodologia da Problematização (MP); e a Aprendizagem Baseada em Projetos.
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (PBL)
Ganhando espaço especialmente em universidades de ciências aplicadas, devido ànecessidade dos estudantes desenvolverem inúmeras habilidades para a vida profissional,proporciona experiências de aprendizagem multifacetadas, em oposição ao método tradicionalde ensino (LETTENMEIER et al., 2014). “A ideia de trabalhar com projetos como recursopedagógico na construção deconhecimentos remonta ao final do século XIX, a partir de ideiasenunciadas por John Dewey, em 1897” (BARBOSA; MOURA, 2013, p.61). Os benefíciosdesta abordagem, segundo Rudolph (2014), incluem o enquadramento das ciências eproblemas de engenharia nos contextos culturais e sociais, e da necessidade de adaptação doaluno conforme os problemas tomam rumos imprevisíveis na sala de aula, como ocorre navida profissional.São selecionados problemas mal-estruturados (muitas vezes interdisciplinares) e oprofessor orienta o processo de aprendizagem, conduzindo um interrogatório completo naconclusão da experiência de aprendizagem. Nas sessões de aula, os alunos e o instrutordiscutem os detalhes do conteúdo, envolvendo-se em conversas significativas semelhante aoque seria feito na vida profissional (KORENIC, 2014), em quatro fases distintas: intenção,planejamento, execução e julgamento. De acordo com Barbosa e Moura (2013, p.63), há trêscategorias deste método: (i) Projeto construtivo: visa construir algo novo, introduzindoalguma inovação, propor uma solução nova para um problema ou situação. Possui a dimensãoda inventividade, na função, na forma ou no processo; (ii) Projeto investigativo:desenvolvimento de pesquisa sobre uma questão ou situação, mediante o emprego do métodocientífico; e (iii) Projeto didático (ou explicativo): procura responder questões do tipo: “Comofunciona? Para que serve? Como foi construído?” Busca explicar, ilustrar, revelar osprincípios científicos de funcionamento de objetos, mecanismos, sistemas etc.
A aprendizagem baseada na reflexão sobre a experiência (Kolb) No sistema explicativo de Kolb, toda aprendizagem implica na existência/constituição de estruturas mentais subjacentes à apropriação e elaboração dos conhecimentos advindos da experiência. Trata-se, portanto, de um modelo explicativo estrutural.
Objetivo - IV Enumerar as principais vantagens e desvantagens do PBL em relação ao método tradicional
PBL
VANTAGENS | DESVANTAGENS |
Estimula a criatividade e a aprendizagem é mais dinâmica e prazerosa | Os alunos recorrem a fontes, muitas vezes, duvidosas na internet sem se preocupar com sua origem |
Impulsiona o pensamento crítico | Aprofundamento nos assuntos compromete tempo que poderia ser dedicado a uma maior abrangência de conteúdos |
Senso de independência | |
Desenvolver habilidades como comunicação oral, escrita e trabalho em grupo | |
Avaliação mais justa | |
Promove o conhecimento de novas áreas do saber |
Obejetivo - V Esclarecer as funções dos temas
. Avaliação somativa e formativa
- Formativa: O educador acompanha o estudante metodicamente ao longo do processo educativo, com o intuito de verificar se os alunos estão se transformando em direção aos objetivos almejados.
- Somativa: Objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso, tendo uma função classificatória. Freqüentemente se baseia em provas, testes e dissertações argumentativas.
. abordagem psicossocial
trata especificamente e, preferencialmente, do funcionamento dos indivíduos em seus ambientes sociais, ou seja, como parte integrante de uma sociedade ou comunidade, como ser humano, como ambiente em que se desenvolve, contribui para determinar o outro o que nos temos habilidades profissionais e comunicação
...