O Debate é briga?
Por: Paulo Aita • 23/6/2015 • Resenha • 482 Palavras (2 Páginas) • 483 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 1 : ATIVIDADE 2
REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO
PAULO RICARDO DA ROSA AITA
RA 1502528
Polo de Porto Alegre/RS
2015
SUMARIO
Debate é Briga? 3
Reflexão sobre o texto Debate é Briga? 4
Referências bibliográficas........................................................................................................5
DEBATE É BRIGA?
Debater é ter o direito de expor livremente nossas ideias e o dever de ouvir e respeitar as ideias alheias, mesmo que diferentes das nossas.
Quando debatemos, desejamos convencer nosso interlocutor de que temos razão. Por esse motivo, devemos nos esforçar para escolher argumentos persuasivos, isto é, capazes de modificar o ponto de vista de nosso interlocutor. Mas o contrário também pode ocorrer: sermos convencidos pelos argumentos do interlocutor ao vermos outros ângulos da questão. Independentemente do resultado do debate, porém, a troca de argumentos é uma experiência enriquecedora tanto para quem dele participa diretamente quanto para quem o presencia.
Debater é modificar o outro e modificar a nós mesmos. É crescer com o outro e ajudá-lo a também crescer a partir de nossa experiência e de nossa visão de mundo. O debate é um exercício de cidadania.
REFLEXÃO SOBRE O TEXTO “DEBATE É BRIGA?”
Ao fazer uma reflexão sobre o texto que tem como tema "Debate é Briga?" acredito que não precisamos brigar para discutir um assunto onde dois seres discordam de um determinado tema. O debate pode ser visto de outra forma, pois aprendi a importância de um debate em sala de aula entre professores e alunos, e o quanto este texto pode influenciar em minha formação acadêmica como educador.
O debate em sala de aula é essencial e deveria ser avaliado como uma disciplina a mais, como meio de aprendizagem e expansão de conhecimento, pois sempre temos algo para ensinar e aprender, mesmo que sejamos alunos ou até mesmo educadores. Ao colocar em debate um assunto em sala de aula onde um educador tem a oportunidade de avaliar o conhecimento de um aluno o mesmo poderá aprender mais com a explicação do professor ou até mesmo o professor adquirir mais conhecimento por meio de pesquisas para que possa responder perguntas feitas por alunos em meio a um debate, pois nem sempre um educador tem respostas para todas as perguntas.
Para finalizar esta reflexão, devemos lembrar que o debate faz parte do nosso dia-a-dia, seja no trabalho, em casa, na escola e em muitos outros lugares, portanto acho que o debate não deve ser visto como briga e sim como busca do conhecimento, da verdade e da razão.
REFERÊNCIAS
CEREJA, William Roberto. Português: liguagens, 9º ano: Língua Portuguesa. 7° Edição. São Paulo: Saraiva, 2012.
...