TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício Brasil Colônia

Por:   •  8/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Relacione união das coroas ibéricas com a invasão holandesa no Brasil.

A união das coroas ibéricas foi a unificação das Coroas espanhola e portuguesa a partir da crise sucessória do trono português. Com a morte de D. Sebastião, rei de Portugal, subiu ao trono seu tio-avô, o cardeal D. Henrique, mas que morreu dois anos depois, sem deixar herdeiros. Por conta disso, Filipe II proclamou-se rei de Portugal, alegando ser filho de D. Manuel, um monarca português da época do descobrimento do Brasil.

Esse domínio espanhol em Portugal acabou tornando o Brasil mais uma posse da Espanha. Somado a isso, fez com que a Holanda perdesse sua produção de açúcar, já que o mesmo buscava a independência e, por isso, havia travado guerras com os espanhóis. Por conta dessa inimizade e problema, os holandeses realizaram invasões no Brasil, procurando recuperar essa economia açucareira. Tinham como principais objetivos: romper o bloqueio comercial imposto pela Espanha e retomar o comércio do açúcar.

2 - Qual o fator que colaborou para a crise do açúcar no Brasil Colônia?

Após serem expulsos do Brasil, os holandeses que já conheciam o processo de fabricação do açúcar, começaram a produzir novamente, mas agora, nas Antilhas. Seu açúcar era refinado, possuíam um transporte mais barato e era colocado no mercado por um preço mais baixo, levando assim a vencer a concorrência com o açúcar produzido no Brasil. Podemos dizer, portanto, que o principal fator que colaborou para a crise do açúcar no Brasil Colônia foi essa concorrência causada pelo açúcar dos holandeses, que por ser melhor e mais rentável, deixava o açúcar do Brasil Colônia em segundo plano.

3 - Analise as transformações econômicas que ocorreram com o ciclo do ouro no Brasil.

Com a crise do açúcar no Brasil, o governo português começa a incentivar a busca pelo ouro, que foi, pela primeira vez, encontrado no final do século XVII na região das minas. A notícia se espalhou rapidamente levando diversas pessoas a migrarem para a região. Como consequência disso, o problema de alimentação atingiu a todos e os preços dos alimentos aumentavam sempre, tudo isso pela falta de estrutura em receber muita gente.

Durante esse período também houve o surgimento de um mercado consumidor, já que essas pessoas precisavam de ferramentas, roupas, alimentos etc. e estavam dispostas a pagarem por isso. Também havia os altos impostos cobrados, como o quinto, onde a quinta parte de todos os metais extraídos pertenciam ao rei, ou até a derrama, imposto obrigatório cobrado à população a fim de inteirar a cota anual estipulada.

O ciclo do ouro, durante seu auge, gerou um aumento do fluxo de mercadorias e pessoas. Várias cidades surgiram e cresceram nesse período, assim como as atividades comerciais.

4 - Compare a sociedade açucareira com a sociedade mineradora.

A sociedade açucareira constituía-se, basicamente, de três classes: a dos escravos, que são a base da sociedade, a principal força de trabalho, compõe a maior parte dela e vivem em uma situação totalmente precária; no topo, estão os proprietários das terras, os senhores de engenho; e também existe uma pequena classe média assalariada, como os funcionários públicos e outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com