O Setor de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração
Por: Lucas Mateus • 23/11/2022 • Trabalho acadêmico • 372 Palavras (2 Páginas) • 98 Visualizações
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Campus Avançado de Chopinzinho
Setor de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Administração
Atividade 2 de Racionalidade e Ética – entrega 14 de outubro por e-mail
Prof.: Patrícia Riffel
Nome: Lucas Mateus Costa de Camargo
1. Responda às questões a seguir com base no texto “Sobre o emprego do termo racional em Economia e Administração” de José Pereira:
1)Em que consistem e quais são as causas do abuso do termo “racionalidade” em Economia e Administração, segundo o autor?
Os tecnocratas sobretudo, assim como os simples técnicos, usam e abusam do termo. Mas não apenas estes tendem a justificar as medidas propostas com o quase mágico qualificativo de “racionais”. Também políticos (em grande parte influenciados por aqueles que os assessoram) e mesmo cientista sociais, em seus trabalhos, usam abusivamente do seu termo.
2) Qual é o significado de racional segundo o autor? Como se dá a confirmação da racionalidade de uma ação ou decisão na teoria administrativa?
Na verdade, há uma razão para isso. É que inexistem princípios perfeitamente definidos que esclareçam o que seja racional. O termo (e seu oposto irracional) é extremamente ambíguo para permitir uma definição que determine os limites de sua extensão e que convenha a todo o definido e apenas ao definido. Em vista disso, deparamo-nos frequentemente com definições parciais e mesmo inexatas, das quais, não necessariamente, os autores se dão conta. Em certos momentos, o significado que está dando ao termo, se não é verdadeiro, também não é falso. Em outras palavras, o autor está lhe dando um significado parcial, que até de a seus propósitos. Além do mais, a ação racional compreende a previsão das suas consequências sobre a consecução de outros objetivos gerais específicos.
3) “A definição da racionalidade econômica nunca pode ser definitiva, mas sempre provisória, podendo o racional de hoje tornar-se o irracional de amanhã”. Comente este trecho do texto de Pereira.
Se diz respeito as motivações que orientam os objetivos do comportamento humano das decisões econômicas. Com o propósito de responder questões relacionadas ao processo de tomada de decisão como a forma que as empresas decidem como na prática e as questões relacionadas ao mundo dos negócios. Os parâmetros que servem de base ao processo de tomada de decisões pelas empresas como da racionalidade subjacente às decisões empresariais.
...