Os Fundamentos da Educação
Por: Bruno Carvalho • 2/4/2019 • Trabalho acadêmico • 397 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
Fundamentos da Educação - 2º Semestre 2018
Prof. André Barioni
______________________________________________________________________
Turma DGMUS1801PETAOS (C1)
Bruno Amaral Carvalho (RA 8050116)
Portfólio 1 apresentado para a disciplina Fundamentos da educação, sob orientação do professor tutor André Barioni.[pic 1]
PELOTAS
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
- O Mito Escolhido
- Aquiles
- Um Pouco da História do Mito
Na mitologia grega, Aquiles foi um dos mais famosos heróis da Grécia devido a sua bravura e força. Aquiles era filho do Rei Peleu e da Deusa Tetis, e conta a mitologia Grega que ele foi banhado no rio Estiges logo que nasceu, tornando todo o seu corpo invulnerável, exceto seu calcanhar por onde sua mãe o segurou na hora de banha-lo, deixando assim seu calcanhar vulnerável. Aquiles foi considerado o melhor dos soldados e lutou na Guerra de troia, onde foi morto por Páris, que conhecia o seu segredo, devido a uma flecha envenenada que atingiu o seu calcanhar, onde deu origem a expressão “Calcanhar de Áquiles” para designar o ponto fraco de alguém.
- Relação Existente Entre o Mito e o Processo de Formação Proposto Pela Educação Homérica
Na educação do período homérico, o conceitual fundamental era o Aretê, que é uma palavra de origem grega que expressa o conceito de virtude e excelência, ligado ao cumprimento do propósito ou da função que o indivíduo se destina. A educação homérica era composta por um conjunto de habilidades, conhecimentos, valores e princípios que tinham como objetivo preparar os jovens para a sua vida adulta.
Aquiles era visto como o perfeito cavalheiro homérico, belo, nobre, puro, e famoso por sua força, coragem e bravura, ele era considerado como semelhante a um Deus, devido a sua capacidade de luta, mas também por suas atitudes e habilidades.
A educação homérica formava o lado objetivo e subjetivo do homem, e possuía como conceito fundamental a virtude, podendo assim ser associada com as qualidades que Aquiles apresentava, pois este era visto como um modelo a ser seguido tendo em vista a excelência do herói.
- Referências
CORRÊA, Rubens Arantes; KRASTANOV, Stefan Vasilev. Fundamentos Históricos e filosóficos da Educação. Centro Universitário Claretiano. Batatais/SP. ago, 2013.
MURARI, Juliana Cristhina et al. Objetivos e Características da Educação Homérica: Uma reflexão sobre o conceito de Areté. In: ANAIS do IX Congresso Nacional de Educação–EDUCERE/III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia– 26 a. Vol. 29, 2009.
MEDIUM, Educação Grega: Educação Homérica. Disponível em: . Acesso em: 21 set, 2018.
...