Políticas de saúde no Brasil
Por: Felipe Vian • 6/3/2017 • Resenha • 291 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
Políticas de saúde no Brasil
O documentário retrata a historia das políticas de saúde aplicada em diversos momentos da história do Brasil, expondo a evolução da saúde no cenário nacional até a implementação do SUS.
Em um primeiro momento o filme mostra os diversos surtos de epidemia que apareceram e a necessidade de criar vacinas para combater as doenças, e a preocupação dos trabalhadores já que na época somente os ricos tinham acesso à assistência medica. Na questão política era de suma importância o controle das epidemias, pois a exportação de café estava sendo prejudicada, assim foram criadas as vacinas afim de combater as doenças, apesar de serem obrigadas a realizar a vacina, muitas pessoas se recusavam e eram tratadas como inimigas da saúde pública.
Em 1923 após diversas mortes ocasionadas pela gripe espanhola, as greves operárias e a insatisfação dos trabalhadores, patrões e trabalhadores entram em acordo e é criada as Caixas de Aposentadoria e Pensão, onde as empresas custiavam esses serviços.
Em 1930 Getúlio Vargas assume o poder, e as Caixas de aposentadoria e pensão são trocadas por Institutos de Aposentadoria e Pensões, que passam a fornecer assistência médica e aposentadoria aos trabalhadores, porém esses recursos só foram fornecidos pois um percentual dos salários dos trabalhadores era retirada e utilizado em projetos como o Sesp (Serviço Especial de Escola Pública).
Quando iniciada a ditadura militar no Brasil, ouve uma grande discussão sobre a saúde pública brasileira e teve como base a unificação dos IAPs como forma de tornar o sistema mais amplo.
...