Portfólio Fundamentos da Educação
Por: Banca Preta • 5/10/2020 • Artigo • 543 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
LICENCIATURA EM HISTÓRIA DGHIS2001SPOA1O
RA 8114888
PORTFÓLIO
CICLO DE APRENDIZAGEM 2
Fundamentos da Educação
Batatais
Maio de 2020
O MITO DE TESEU E O MINOTAURO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO HOMÉRICA
- O Mito de Teseu e o Minotauro
Para compensar a morte de seu filho Androgeu, Minos decretou que os atenienses deveriam enviar a cada nove anos — ou seja, ao término de cada Grande Ano — sete rapazes e sete donzelas ao Labirinto de Creta, onde o Minotauro os aguardava para devorá-los.
No período em que o tributo deveria ser pago pela terceira vez, Teseu chegava a Atenas e teria se apiedado dos pais cujos filhos poderiam ser sorteados para se tornarem vítimas e se ofereceu, ele próprio, em sacrifício. Outra versão afirma que o rei Minos se apresentou em pessoa com uma grande frota para eleger as vítimas e que se fixou em Teseu, o qual, embora fosse natural de Trezena e não de Atenas, ofereceu-se voluntariamente sob a condição de que, se lograsse derrotar o Minotauro com as próprias mãos, o tributo seria anulado.
As 14 mães dos tributos escolhidos levaram provisões para a viagem e contaram aos filhos fábulas que narravam feitos de heróis para animá-los. Teseu e os outros zarparam no sexto dia do mês de muníquion (abril). Quando o barco chegou a Creta alguns dias depois, Minos foi até o porto contar as vítimas.
Ariadne, filha de Minos, apaixonou-se por Teseu, que estava acompanhado de Afrodite, a deusa do amor, à primeira vista. “Vou ajudá-lo a dar cabo do meu meio-irmão, o Minotauro”, prometeu-lhe ela em segredo, “se você consentir em me levar para Atenas como sua esposa”. Teseu aceitou tal oferta com grande alegria e jurou desposá-la. Antes de deixar Creta, Dédalo dera a Ariadne um novelo mágico e lhe ensinara a entrar e sair do Labirinto. Ariadne entregou esse novelo a Teseu e lhe instruiu que o seguisse até deparar com o monstro adormecido, que deveria ser agarrado pelo chifre e sacrificado a Poseidon. Depois ele poderia encontrar o caminho de volta enrolando o novelo na direção inversa. Naquela mesma noite, Teseu cumpriu sua tarefa.
- Educação Homérica e o Mito de Teseu
A educação homérica era um meio de ensinar os jovens na Grécia Antiga através dos mitos transmitidos oralmente. Os heróis dessas epopéias serviam de modelo a ser seguidos pelos jovens, que deveriam cultivar os valores realçados por estas histórias, tais como força, desenvolvimento pessoal, persistência, dedicação à sua cidade e altruísmo.
A busca por estes valores concederia ao jovem que se destacasse reconhecimento público e glórias para si para seu Estado.
No mito de Teseu e o Minotauro, por exemplo, é possível observar a nobreza com que Teseu é retratado ao compadecer-se das mães dos tributos e voluntariar-se para batalhar contra o minotauro, assim como sua coragem ao combater o despotismo do Rei Minos. Teseu possui várias qualidades que os gregos gostariam que fossem perseguidas pelos seus jovens: é belo, forte, justo, bravo, é assistido pelos deuses e coloca-se à disposição de lutar para defender os atenienses da tirania, mesmo que isto custe sua própria vida.
...