Questionário Politica de organização educacional
Por: andreleopoldosf • 11/11/2015 • Relatório de pesquisa • 413 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE HISTÓRIA
Atividade de Prática como Componente Curricular
Alunos: André Leopoldo da Silva Filho
Luis Henrique de Souza Ferreira
Nome da Escola: E.E. Profª Ana Maria Junqueira
Coordenador pedagógico: Elisa de Araújo Cintra
Questões
- Quantas provas os professores aplicam por semestre aos alunos, com vias a verificação do processo de aprendizagem?
Depende de cada professor. Sempre orientamos para que realizem avaliações em vários momentos. No mínimo em dois momentos.
- Quantas avaliações externas (via MEC ou Secretaria da Educação) são aplicadas aos alunos durante o ano letivo? Quais são elas?
A Secretaria da Educação encaminha o SARESP no final do ano para os 7ºs anos, 9ºs anos do Ensino Fundamental e 3ºs anos do Ensino Médio. Semestralmente, e provavelmente será bimestralmente, aplica-se as A.A.P. (Avaliações de Aprendizagem em Processo), para diagnosticar as habilidades não dominadas pelos alunos. Há ainda a Prova Brasil, aplica por amostragem para 9ºs anos e 3ºs anos do E.M.
- As notas aferidas aos alunos são o resultado das avaliações aplicadas pelos professores ou existe um outro instrumento de contagem?
É levado em consideração todas as atividades que os alunos executam, além da participação em sala, lições de casa, entre outros
- Quais os procedimentos tomados pelos professores em relação aos alunos que não se saem bem nas provas?
Sempre orientamos para que as recuperações sejam aplicadas de diferentes formas. A SEE também disponibiliza para os alunos do 6º ano, os P.A. (Professores Auxiliares) que podem auxiliar os alunos com amis dificuldades
- Existe algum tipo de trabalho coletivo para a elaboração das provas? Caso exista, como é feito esse trabalho?
Esse processo é executado apenas em algumas situações específicas, pois cada sala de aula tem seu próprio contexto. Nos planejamentos os professores sentam juntos para estruturarem algumas situações de aprendizagem e avaliações a serem desenvolvidas ao longo do ano.
- As avaliações externas têm auxiliado o trabalho da escola e dos professores?
Em parte sim, pois apontam algumas diretrizes a serem conduzidas e tomadas, mas nem sempre retratam a realidade de sala, pois alguns alunos simplesmente não leva a sério esse tipo de avaliação
- O desempenho dos alunos da escola, nas avaliações externas, melhorou, piorou, ou permaneceu o mesmo nos últimos quatro anos? Você poderia fornecer os dados referentes ao desempenho da escola em 2011 e o de 2014?
Há sempre uma oscilação dos dados: cresce, se mantem ou regride, depende da turma que está sendo avaliada. Os dados podem ser acessados no site da Secretaria da Educação – IDESP das escolas. Lá estão disponíveis todos os dados dos últimos anos.
...