REFLEXÃO: Trajetória da avaliação educacional
Por: sisienos • 17/9/2015 • Artigo • 1.168 Palavras (5 Páginas) • 273 Visualizações
REFLEXÃO: Trajetória da avaliação educacional
Esse vídeo aborda a avaliação educacional, fundamentada em Lukesi que é um especialista em avaliação da aprendizagem, apresentando os três momentos de
Avaliação: A formativa a diagnóstica e a somativa e também alguns instrumentos que podem ser utilizados para avaliar o estudante no processo ensino aprendizagem.
Existem alguns conceitos sobre avaliação que diferencia de um autor para outro. De acordo com Lukesi, a avaliação escolar é: "Um juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão". Portanto, segundo essa concepção, não há avaliação se ela não trouxer um diagnóstico que contribua para melhorar a aprendizagem.
A avaliação é um assunto polêmico em todas as modalidades de educação.. Muitas vezes no processo avaliativo é difícil perceber questões que servem para direcionar as tomadas de decisões como: porque avaliar, para quê e quando avaliar. Muitos autores apresentam sugestões para ajudar o professor, conceituando e apresentando suas contribuições.
Segundo lukesi há três momentos da avaliação que são:
A diagnóstica para identificar o ponto de partida ou como o aluno está em relação ao conteúdo a ser estudado.
A formativa que acontece ao longo do processo que contribui para a aprendizagem do estudante e ajuda o professor a planejar as ações.
E a somativa ou classificatória que possibilita atribuir nota para promoção do aluno. Contudo ainda, a mais utilizada é a classificatória.
Na perspectiva da avaliação formativa existem alguns passos importantes para ter uma avaliação satisfatória tanto para o professor como também para o estudante que é: Estabelecer critérios para orientar a tomada de decisão do professor e a escolha dos instrumentos adequados para avaliar.
São várias as opções de instrumentos que são utilizados pelos docentes para suas avaliações dentre eles têm: questionários, provas, testes, produção de textos, seminários, fóruns, pesquisas e outros.
Mas é importante que o professor saiba o que ele quer com aquela avaliação para que possa escolher os instrumentos mais adequados.
Nesse contexto a escolha desses instrumentos são influenciadas por várias situações como: Concepções de ensino e de educação (o que é educar, para quê e como) Tendências pedagógicas (Tradicional fundamentada na repetição e memorização e crítica na reflexão e construção do conhecimento), conteúdos estabelecidos e outros.
As correntes filosóficas da educação também influenciam na escolha do tipo de avaliação e dos instrumentos a serem utilizados.
O professor que é tradicional escolherá modelos de avaliação voltadas para memorização dos conteúdos.
Já professores da linha crítica adotarão modelos que levem ao raciocínio lógico e a reflexão.
O professor precisa descobrir como o seu aluno aprende. Nesse processo de aprendizagem existem metodologias de ensino que para alguns alunos ajudam a aprender e para outros atrapalham.
Nesse universo de ensino e aprendizagem, têm professores que preferem diversificar as metodologias utilizadas com: aulas expositivas, pesquisas, seminários, mesa redonda, debates e outros.
Em segundo lugar planejar atividades que possibilitem a aprendizagem do estudante.
E em terceiro utilizar a avaliação diagnóstica, formativa e a classificatória para cada momento do processo.
A escolha da metodologia deve estar ligada ao conteúdo e aos instrumentos a serem utilizados.
Porém, para facilitar, o professor precisa estar atento as reações dos estudantes quanto ao ensino e avaliação adotada.
Se o fracasso escolar e a evasão estão muito altos é um termômetro para indicar que algo não vai bem.
Dessa forma, deve-se repensar a prática pedagógica. Essa prática representa os métodos utilizados tanto para o ensino como para avaliação.
Para monitorar as causas do fracasso escolar o professor pode utilizar vários meios de acompanhamento da situação.
Quando o fracasso do estudante está ocorrendo o professor pode fazer uma investigação para descobrir o que está contribuindo para que isso esteja ocorrendo.
Pode
...