Relatorio Engels
Trabalho Universitário: Relatorio Engels. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lipemsn123 • 11/10/2014 • 282 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
Este livro do teórico marxista Friedrich Engels é um clássico obrigatório da bibliografia marxista. Este texto é uma reelaboração do terceiro capítulo do livro Anti-Dühring de Engels. Foi feito por ele, em 1877, a pedido de Paul Lafargue, socialista francês que tinha a intenção de intensificar a propaganda às idéias do socialismo científico na França, a primeira publicação foi em 1880 em francês.
A proposta deste texto é apresentar uma visão simples e concisa das idéias marxistas. Dividido em três partes “Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico” trata do Socialismo Francês, A Filosofia Alemã e a Economia Inglesa.
Primeiramente Engels ressalta a importância das antigas teorias socialistas com principal destaque para os socialistas utópicos discutindo suas debilidades teóricas. Sobre o socialismo utópico Engels diz neste livro “para converter o socialismo em ciência era necessário, antes de tudo, situá-lo no terreno da realidade”.
Na segunda parte resume as características principais do método dialético em oposição ao metafísico, e o materialismo em oposição ao idealismo. Nesta parte Engels demonstra que é por meio da interpretação materialista da história que é possível realizar uma análise científica da sociedade capitalista, do modo de produção, de como se desenvolve a exploração do trabalho etc.
No último capítulo relaciona as contradições do capitalismo como burguesia e proletariado, capital e trabalho e como estas contradições se manifestam na sociedade com o conflito entre as forças produtivas e as relações de produção. Neste capitulo também trata da revolução proletária como determinante para socialização dos meios de produção e o fim da exploração. Aqui Engels também diz que o socialismo científico é a expressão teórica do movimento operário que permite que este tome consciência de sua condição de explorado e senhor de sua emancipação.
...