Resenha o Presidente Negro
Por: Guilherme Gui • 11/2/2020 • Resenha • 1.203 Palavras (5 Páginas) • 232 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
CÂMPUS CORA CORALINA
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
GUILHERME LUIZ DE SOUZA SILVA
RESENHA CRÍTICA: O PRESIDENTE NEGRO
GOIÁS -GO
2018
GUILHERME LUIZ DE SOUZA SILVA
RESENHA CRÍTICA: O PRESIDENTE NEGRO
Resenha crítica apresentada para a disciplina de História do Brasil III. Ministrada pelo Prof. Dr. Neemias O. Silva do curso de Licenciatura em História – 2018/2 da Universidade Estadual de Goiás, Estado de Goiás como parte das atividades obrigatórias.
GOIÁS – GO
2018
Diante do romance adulto O Presidente Negro de Monteiro Lobato, observamos que o autor ressalta temas como a ficção científica, o futurismo, a independente do gênero feminino e traz discussões acerca do que supostamente aconteceria num futuro em 2228 e que vemos a maior parte se desenrolar no século XXI. Por outro lado, o autor apresenta temas ligados ao seu tempo como a eugenia como limpeza e purificação das raças, tema esse que já não era bem visto ao seu tempo e muito menos apreciados hoje em dia.
José Bento Renato Monteiro Lobato é de Taubaté, Província de São Paulo, hoje município de Monteiro Lobato, estado de São Paulo, nasceu no dis 18 de abril de 1882 cidade de São Paulo e morre em 1948.Foi um escritor, ativista, diretor e produtor brasileiro. Seu cotidiano e maturidade profissional, girava em torno do fim do segundo reinado e instauração da república que estava diante de um golpe militar que infligiam os princípios democráticos e uma sociedade extremamente machista e patriarcal.
Foi um dos maiores escritores brasileiros conhecido por seu sucesso na literatura infantil escrevendo livros como Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Pica-pau Amarelo (1939). Em seu primeiro romance adulto, nomeado O Presidente negro, tinha pretensão em estrear – se em carreira internacional, mas pelo conteúdo da obra seu livro não é muito bem aceito.
O texto de Lobato retrata a vida de um homem chamado Ayrton Lobo de vida humilde na cidade onde vivia e trabalhava em uma empresa que ganhava pouco, mas que não distanciava de seu sonho, pois para ele o mundo estava dividido em pedestres e rodantes, sendo pedestres homens da rua e rodantes que dirigia seus carros nas ruas. Ele sonhava em mudar de classe e passar a ser chamado de rodante e logo esse sonho se realiza quando ele juntando suas economias consegue comprar seu Ford tão sonhado.
Porém, sua felicidade dura pouco ao envolver-se em um acidente onde seu carro se encontra em pedaços e quando ele acorda do ocorrido, se encontra numa casa estranha de um professor cientista por sobrenome Banson que o socorrera após ao acidente. Dentro da casa do cientista e por trocar poucas palavras com o mesmo, Ayrton vê-se admirado com as coisas que estão diante de seus olhos e aos quais são apresentados a ele pelo professor.
O senhor Banson era viúvo, mas morava com sua filha Miss Jane que logo foi apresentada a Ayrton que ficou admirado com tamanha beleza que nunca tinha visto. A jovem como seu pai, era do ramo das ciências, mas bem mais humilde e passiva que seu pai que era um velho arrogante. Durante o tempo que passa na casa dessa família e personagem principal tem várias curiosidades ligadas a área das ciências e que lhe são apresentadas por Miss Jane com toda calma do mundo, já que era um homem leigo nesse quesito.
Ao desenrolar da história, o foco principal está em volto de uma descoberta feita pelo cientista e sua filha a respeito de uma maquina que desvenda o futuro. A partir dai Miss Jane e Ayrton criam o habito de se encontrarem para que ela relate a ele os acontecimentos no Estados Unidos no ano de 2228 em que o principal debate é acerca de uma corrida presidencial entre os principais gêneros que se encontravam as mulheres que defendias sua independência e superioridades, o homens que com todo seu machismo mostravam sua supremacia entre as raças e os negros que estavam lutando pelo seu reconhecimento de fato na sociedade estadunidense da época.
...