Somos Feito De Tempo
Por: KarlaValeria • 10/9/2023 • Resenha • 407 Palavras (2 Páginas) • 97 Visualizações
PEDAGOGIA - BLOCO I
NOME: KARLA VALÉRIA DE SOUSA OLIVEIRA
- SOMOS FEITO DE TEMPO
Somos seres históricos pois nossas ações e pensamentos mudam conforme o tempo, conforme enfrentamos problemas pessoais e quanto com a sociedade em geral. A prática social que vivemos é encontrada em um contexto-histórico-social. Lembrando o Poeta Paul Claudel: “O tempo é o sentido da vida.”
- A HISTÓRIA DA HISTÓRIA
A história resulta a necessidade de reconstruirmos o passado, por meio de fatos que consideramos históricos.
AS ANTIGAS CONCEPÇÕES DA HISTÓRIA
Os povos tribais não privilegiavam os acontecimentos passados pois para eles o passado remete somente aos primórdios, para eles fazer história nesse caso é recontar mitos e acontecimentos sagrados que aconteciam nos rituais, pela imitação sagrada dos deuses. Na Grécia antiga, no século I.X a.C predominava o pensamento mítico que os deuses interviam no destino humano.
Heródoto de Halicarnasso, conhecido como o pai da história, ousou abordar a mudança e o tempo descrevendo fatos de modo que esses grandiosos acontecimentos não fossem esquecidos.
HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
A história cíclica foi substituída pela descrição linear dos fatos no tempo. Os historiadores não mais se orientavam pelo passado, mas desenvolveram o processo, e o progresso investigando o que se entendiam por aperfeiçoamento da humanidade.
Para Hegel, a história se resulta em 3(três) etapas: tese, antítese e síntese em que a tese é a afirmação, a antítese é a negação da tese, e a síntese é a superação da contradição entre tese e antítese. A maneira dialética de abordar a realidade considera as coisas na sua dependência recíproca e não linear. Para Hegel, o mundo é a manifestação de ideais enquanto para Karl Marx a história deve ser analisada a partir da infraestrutura (materiais, econômicos, técnicos) e da luta de classes.
O mais importante não é saber o que o historiador estuda e sim perguntar se ele o estuda.
- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Segundo o professor Casemiro dos Reis Filho, em obra publicada em 1981, “somente depois de realizados estudos analíticos capazes de aprofundar o conhecimento da realidade educacional, tal como foi sendo constituída”, é que poderá ser elaborada uma história da educação brasileira “na sua forma de síntese”. E completa: “Trata-se de um conhecimento histórico capaz de fornecer à reflexão filosófica o conteúdo da realidade sobre a qual se pensa, tendo em vista descobrir as diretrizes e as coordenadas da ação pedagógica”.
A história da educação não se trata apenas de uma disciplina, mas a abordagem cientifica de um importante recorte da realidade.
...