Trabalho de Relatório de Estagio
Por: jug007 • 17/8/2022 • Monografia • 3.793 Palavras (16 Páginas) • 113 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]7777777111mmmmmmmmmmmmmmm
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 9
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 11
5 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 13
6 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 15
7 PLANOS DE AULA 17
CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
Este trabalho, tem como objetivo apresentar os tópicos que foram solicitados para a conclusão do estágio, que por conta da pandemia do Corona vírus (COVID-19), ele não pode ser feito em campo. O objetivo do relatório é apresentar os conceitos de estágios relacionados a educação, de maneira bibliográfica e exploratória.
Neste relatório, temos informações referentes ao estágio que foi adaptado a COVID-19. Nele analisamos o papel da formação do professor na prática educativa, e a importância que ele atribui a essa formação para a melhoria de seu afazer docente. O Estagio Curricular Adaptado, tem como sua função apresentar uma análise detalhada sobre o contexto que embasa a experiência de campo. Será trabalhada em leituras obrigatórias e análise da importância do papel do professor, corroborando com suas principais características que mensuram as suas especificidades, a apresentação do conceito do que é o projeto politico pedagógico e sua importância estão associadas a educação básica.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Na obra “Entre continuidades e rupturas: uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da História na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental”, trabalham as questões dos desafios que existem no processo de transição do 5° para o 6° ano. Esses problemas existem, por que essa transição é feita de maneira que geram uma forma de pressão nos alunos.
É necessário analisar com muita atenção o ensino nas escolas, pois no decorrer do ano letivo os alunos vivenciam diversas situações no ambiente escolar um exemplo seria ao longo do 5° para o 6° ano, onde eles aprendam a lidar com o aumento das suas responsabilidades. É necessário que o professor compreenda seu aluno e busque ajudá-lo a se adaptar ao processo que se inicia, muitas vezes faltam dialogo entre professor e aluno em sala de aula, e os alunos não estão preparados para vivenciar está mudança.
Precisamos criar um laço entre professor e aluno, por que seria uma das condições essenciais para o aprendizado dos jovens nas escolas. É através do diálogo, e tendo um maior conhecimento de cada aluno, que os professores conseguirá fazer com que o aluno fique mais instigado em aprender.
Temos muitos obstáculos que dificultam a aprendizagem no momento de mudança entre o 5° para o 6° ano, é o fato dos professores fazerem o uso de forma mais críticas sobre a História, levando o aluno a pensar e refletir, e por outro lado, nem todos estão preparados para ter essa nova reflexão em sala de aula. Cada aluno tem seu grau de dificuldade diferente um do outro, e cada turma aprende de uma forma diferente.
Como professor devemos sempre procurar dar aulas que sejam interessantes e que prendam a atenção dos alunos, sempre buscando colaborar na construção da identidade de cada um, estimulando-o a refletir sobre os acontecimentos que, e aos poucos formam o nosso presente.
Uma das formas de buscar a atenção dos alunos, é fazendo um debate sobre determinado assunto, levando eles a pensarem sobre esse tema e darem suas opiniões, levando eles a darem o lado critico, que é muito importante no estudo da História. Para se ter um bom rendimento em sala, é necessário que o docente procure entender o que está ajudando e o que está atrapalhando aquele aluno, pois em determinados casos alguns alunos estão precisando de muita ajuda, mais não conseguem dizer, com o professor identificando esses alunos, vai fazer com que a aprendizagem seja mais efetiva em sala. Muitas vezes é preciso ter muita atenção ao comportamento dos alunos, pois um bom dialogo pode ajudar muito, levando ele a ter mais maturidade em sala.
É muito importante pedir a participação dos alunos, motivá-los a dar suas próprias opiniões, desafiá-los a buscar soluções para resolver tais assuntos, instigando eles a perceberem que ações eles fariam para minimizar os impactos do meio ambiente por exemplo. Podemos fazer do livro didático a figura central do processo de ensino-aprendizagem, é a partir dele que o professor fala e depois irá se posicionar, para que ele seja bem sistematizado de acordo com o que foi construído na lousa durante a discussão que foi feita com os alunos, podemos pedir para que os alunos anotem as partes mais importantes para serem discutidas em sala de aula.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
O Projeto Politico Pedagógico, é um documento que garante a autonomia para todas instituições de ensino em relação à proposta de orientações de suas práticas educacionais. Sua elaboração é realizada com a participação de pais, alunos, professores e da comunidade, ele deve nortear os trabalhos escolares a fim de sanear os problemas detectados ou atingir as metas descritas.
Nele é feito todo o mapeamento da escola, aspectos físicos, as quantidades de salas, alunos, metas, e objetivos a serem alcançados pela escola. O Projeto Politico Pedagógico, deve ser construído de maneira colaborativa, é responsabilidade de cada instituição encontrar métodos mais eficiente para incluir toda a comunidade no processo de sua criação.
...