A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Por: Kerollen Elias • 19/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.359 Palavras (6 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1]TRABALHO AVALIATIVO – 08/05/2020 – PASSO FUNDO
PRAZO PARA O RETORNO DO TRABALHO: 15/05. – PESO 10,0
POSTAR NO CLASSROOM (apenas uma pessoa da dupla publica: “ meus trabalhos”. OU no e-mail: rhanel@upf.br
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
PROF. DRA. ROSANGELA HANEL DIAS
ALUNA: kerollen Sebben
Prezado Aluna!
Leia atentamente cada questão, em especial, a sua ordem. Busque entender que conhecimento está sendo solicitado.
1.Um conceito importante que aparece nos estudos sobre a Psicogênese da Escrita Ferreiro e Teberosky) é o conceito de “erros construtivos”. Explicite esse conceito com base nos estudos realizados em aula.
2. Indique a alternativa correta com relação à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética.
A) Para que as crianças possam alfabetizar-se de maneira eficaz é preciso compreender que o Sistema de Escrita Alfabética é um mero código e, sendo assim, memorizar e utilizar as correspondências entre as letras e seus respectivos sons/nomes garante o sucesso na aprendizagem da leitura e escrita.
B) As habilidades psicomotoras e perceptivas têm um papel primordial no aprendizado do Sistema de Escrita Alfabética e desse modo, exercícios de lateralidade, de cobrir pontos e ligar objetos são fundamentais para a compreensão de como esse sistema funciona.
C)A apropriação dos conhecimentos sobre o Sistema de Escrita Alfabética é complexa e, portanto, para aprender a ler e escrever os alunos precisam receber e fixar as informações transmitidas pelos adultos para só posteriormente realizarem exaustivas atividades que garantam a associação entre grafemas e fonemas.
D)A escola não deve preocupar-se especialmente com o ensino do sistema de escrita alfabética porque, segundo as pesquisas atuais, todos os alunos aprenderão a ler e escrever, desde que em suas salas de aula estejam expostos muitos textos dos mais diversos gêneros.
E) Para que os alunos dominem o Sistema de Escrita Alfabética é necessário que no percurso evolutivo de aprendizagem da leitura e da escrita as crianças elaborem hipóteses e encontrem as respostas para as duas perguntas básicas que regem o funcionamento desse sistema: “o que a escrita representa? E como a escrita cria essas representações?”
2.1. Escolha duas alternativas incorretas e corrija-as, explicando porque há erro na alternativa.
3. Os grafismos são muito importantes na educação infantil, pois potencializam a linguagem escrita do aluno, revelando uma interação do desenvolvimento que a criança apresenta entre seus sentidos e o meio social em que está inserida.
A esse respeito, assinale a alternativa. (CORRETA)
- A iniciação à escrita, na educação infantil, deve utilizar-se preferencialmente dos exercícios de silabação, como: ba, be, bi, bob u.
- Os professores de educação infantil têm o dever de levar as crianças a elaborarem textos simples antes da fase inicial de alfabetização.
- Os estudos da aprendizagem e do desenvolvimento humano, sugerem, dominantemente, que as crianças devem ser iniciadas no processo de alfabetização o quanto antes, pois com isso ganharão tempo na sua formação.
- As crianças da educação infantil devem ser incentivadas a desenvolverem, a seu tempo e ritmo, esquemas cognitivos para compreender a escrita.
- A alfabetização, no contexto da educação infantil, é o principal objetivo, para que as crianças ingressem no sistema de leitura e de escrita com o grau de profundidade necessário.
4. Sobre o que diz a alternativa “e” da questão anterior: “A alfabetização, no contexto da educação infantil, é o principal objetivo, para que as crianças ingressem no sistema de leitura e de escrita com o grau de profundidade necessário.” RESPONDA:
4.1. Você concorda com essa afirmativa? Justifique o seu posicionamento.
4.2. Qual é a crítica de Vigostky no que se refere ao ensino da escrita, especialmente na Educação Infantil?
4.3. Conforme nossos estudos, a partir do texto “ O processo de aquisição da escrita na educação infantil: contribuições de Vigotsky”, aprendemos que ao ensinar primeiro as letras e as sílabas para as crianças na educação infantil e no processo inicial de alfabetização, buscou-se uma forma de tornar o processo de ensino da escrita mais simples. E, dessa forma, perdemos de vista a função social que a escrita exerce. Nesse sentido, qual é a crítica das autoras sobre essa problemática?
4.4. Nesse mesmo texto, também estudamos duas formas de representação simbólica que são essenciais para a posterior compreensão do sistema complexo que a escrita representa. Quais são essas duas representações? Explique-as.
4.5. Por que a escrita, segundo esse texto, desempenha uma importante função no desenvolvimento psíquico e cultural das pessoas?
4.6. É importante, para a aprendizagem da escrita, o desenvolvimento de diferentes linguagens, ou seja, diferentes formas de expressão e experiências. DE que formas de expressão estamos falando?
4.7.Estudamos em aula que a criança precisa conviver com a cultura escrita desde a Educação Infantil. Nesse sentido, como pode proceder o professor para que as crianças tenham acesso à escrita?
5.Considerando a Psicogênese da Língua Escrita (FERREIRO & TEBEROSKY, 1986), assinale V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas:
( ) Podemos considerar atualmente que a Psicogênese da Língua Escrita é o melhor método de alfabetização, pois muitas pesquisas têm demonstrado o grande sucesso de sua aplicabilidade em sala de aula, principalmente, nas classes frequentadas por alunos de meio social desfavorecido.
...