A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO BOLSONARO A PARTIR DE MEMES DO FACEBOOK: UM ESTUDO À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO
Por: jayane rafaelly • 8/10/2019 • Projeto de pesquisa • 1.933 Palavras (8 Páginas) • 312 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS
CAMPUS VI – POETA PINTO DO MONTEIRO
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUÊS
A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO BOLSONARO A PARTIR DE MEMES DO FACEBOOK: UM ESTUDO À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO
JAYANE RAFAELLY SOUZA SILVA
MONTEIRO
2019
Jayane Rafaelly Souza Silva
A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO BOLSONARO A PARTIR DE MEMES DO FACEBOOK: UM ESTUDO À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Licenciatura Plena em Letras Português, para obtenção de aprovação na disciplina Leitura e Produção de Textos IV.
Professora: Noelma Cristina Ferreira dos Santos
Monteiro
2019
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO...........................................................................4
2 - OBJETIVOS................................................................................6
3 - JUSTIFICATIVA.........................................................................7
4 - REVISÃO TEÓRICA.................................................................8
4.1 O GÊNERO MEME……………………………...…….......8
4.2 ANÁLISE DO DISCURSO…………………………….......9
5 - METODOLOGIA.......................................................................11
6 - CRONOGRAMA........................................................................12
7 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................13
- INTRODUÇÃO
“Mercado financeiro do Brasil pega fogo e vira meme”, “Memes contra o caos: brasileiros lidam com a crise com criatividade”, “Tragédia dos combustíveis rende série de memes na internet”. Esses foram alguns temas de destaque nos jornais mais acessados do nosso país, que nos fazem relembrar situações não muito favoráveis à sociedade brasileira, no entanto, como já sabemos, não é de hoje que o brasileiro possui a fama de lidar contra as maiores catástrofes, os maiores desastres, provocando risos. Isso seria justificado pelo nosso constante bom humor?! Talvez.
Em sincronia com o grande avanço digital e tecnológico, há também o avanço no acesso e no uso as redes sociais, e essa nova realidade possibilita a ampliação de conhecimento, ao mesmo tempo em que cria outras preocupações, como a possibilidade da diminuição de privacidade e o excesso de informações, pelo fato de sermos bombardeados diariamente com notícias e acontecimentos extremamente desagradáveis. Porém, logo em seguida, surgem os memes dos internautas, fazendo piada de qualquer que seja a infelicidade e melhorando o nosso humor.
Em meio a uma das mais graves crises políticas do país, a internet se vê mergulhada em uma onda de memes sobre os mais diversos assuntos e, em especial, sobre a política. O fato é que o brasileiro faz meme de tudo e de todos, sendo assim os políticos também são alvos de comentários e enunciados humorísticos e o meme vem a ser mais um desses enunciados, contudo, agora dentro de um contexto pós-moderno e digital.
Como já é notável nos dias atuais, o alvo dos memes nas redes sociais, mais precisamente no facebook, são os primeiros meses de governo do atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro. Sendo marcado por muitas polêmicas, seus primeiros meses de governo são um “prato cheio” para inúmeros memes, trocadilhos e piadinhas relacionadas à forma de agir, de pensar, às condutas e às atitudes sociais, econômicas e políticas.
Este trabalho objetiva um estudo dentro da linha de pesquisa da Análise do Discurso, no entanto, com um tema até o momento, ainda não explorado, almejando responder aos seguintes questionamentos:
- Como é construída a imagem do atual presidente, através dos discursos contidos nos memes analisados?
- Quais as principais críticas políticas ao atual governo presidencial encontradas nos discursos presentes nos memes políticos publicados na rede social facebook, no primeiro semestre de atuação do presidente?
- Quais os recursos linguísticos utilizados para a construção do humor no gênero meme na rede social facebook?
2. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
- Analisar à luz da teoria da Análise do Discurso, como a imagem do presidente é construída publicamente, através dos discursos presentes nos memes circulados na rede social facebook, no primeiro semestre de atuação do seu governo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar as críticas políticas subjacentes nos memes que circularam no facebook.
- Analisar o humor presente nos memes políticos como estratégia atrativa ao internauta.
3. JUSTIFICATIVA
A principal motivação para sustentar o presente projeto de pesquisa reside na importância que o tema possui para a sociedade e para o contexto atual que estamos vivenciando e, pelo fato de constatar até o momento, a inexistência de pesquisas diretamente relacionadas ao objeto deste trabalho.
Considerando ainda, a fragilidade atual do cenário político do nosso país e o bombardeamento de informações que nos são postas pelo avanço das tecnologias, a pesquisa procura enfatizar como os discursos presentes nos memes que circularam no facebook no primeiro semestre de 2019, podem influenciar na construção da imagem pública do atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro.
4. REVISÃO TEÓRICA
4.1 O gênero meme
Provavelmente todos nós já percebemos que os memes estão em todos os lugares. Existe meme sobre cena de filme, sobre música, sobre futebol, programa de TV, sobre política e até meme sobre os próprios memes, enfim, tem meme de tudo que se possa imaginar. Mas nem tudo que é chamado de meme, é realmente meme. A palavra Meme veio do escritor e biólogo Richard Dawkins, que escreveu a palavra pela primeira vez no seu livro O gene egoísta de 1976. Dawkins ficou muito famoso por causa do livro Deus é o delirio, um best seller que foi traduzido para mais de 30 idiomas e mais famoso ainda por seus estudos de evolução, pela sua crítica ao criacionismo e por ter popularizado a ideia de que os genes são muito importantes para o processo da evolução. E é exatamente nesse contexto dos seus estudos sobre genes, que ele inventou a palavra meme. O meme, segundo Dawkins (2007), é uma unidade de transmissão cultural que se dá por meio da imitação. E é então que o escritor inventa o vocábulo meme, com a justificativa de que ele queria uma palavra que designasse esse fenômeno da imitação e que, ao mesmo tempo, lembrasse a palavra gene. Para isso, ele abreviou a palavra grega μιμἐομαι, que significa coisa imitada e se pronuncia de forma semelhante à palavra meme.
...