A DISCIPLINA DO EXEMPLO
Trabalho Universitário: A DISCIPLINA DO EXEMPLO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fefforever • 2/5/2014 • 588 Palavras (3 Páginas) • 564 Visualizações
Vivemos atualmente em uma sociedade que encara a palavra disciplina como algo fora de moda, porém cobra cada vez mais isso de suas crianças e adolescentes.
Em um país onde cada vez mais, os pais jogam a responsabilidade de educar e disciplinar em cima das escolas, qual deve ser o posicionamento dos professores para lidar com alunos que não tem em casa o “exemplo” de disciplina?
No tempo dos nossos pais e avós, era comum pedir a benção, pedir licença para falar ou se retirar de um ambiente, ter horário fixo para comer e dormir e aceitar a palavra dos pais como soberana. Assim como também era comum o respeito e até o medo que alunos sentiam dos professores. Medo esse que era aceito e até bem vistos pelos pais.
Hoje encaramos fatos extremamente diferentes, onde pai e mãe trabalham fora de casa e tem cada vez menos tempo com seus filhos, e querendo “aproveitar” melhor esse tempo, eles evitam contraria-los e repreende-los, o que gera seres cada vez menos acostumados a lidar com regras e limites impostos pela sociedade.
Mesmo sabendo, que muitas vezes a falta de tempo dos pais não é sinônimo de descaso, e que a falta de autoridade acaba sendo um reflexo da rotina pesada e cansativa, não deixa de ser de responsabilidade da família o primeiro contato da criança com a disciplina.
Porém, diante desse fato, cabe ao professor a difícil tarefa de ser o exemplo de disciplina, e mostrar a esses jovens e crianças que mesmo parecendo um exercício de autoritarismo, ela se faz necessária para uma melhorar a interação com o mundo a sua volta.
Um professor que impõe sua autoridade de maneira justa e democrática, não mostra apenas liderança e caráter, mais principalmente sua competência, deixando claro ao aluno que ele esta inserido em um ambiente com regras e normas, e que elas são necessárias para uma melhor convivência.
É possível se ensinar disciplina? Sim. Essa também é a visão expressa pelo especializado em Piaget o Psicólogo Lino de Macedo:
“Sim. Disciplina é uma competência escolar que as crianças aprendem como qualquer conteúdo. Condição para realizar um trabalho com êxito é uma matéria interdisciplinar, porque dela dependem todas as outras. Quem considera a disciplina uma coisa que se tem ou não se tem possui uma visão moralizante que transforma uma competência numa questão de valor”.
Algo que o professor deve deixar sempre claro ao aluno, é que as normas e regras não são para beneficiamento próprio e sim coletivo, e que deve ser respeitada e aplicada de forma geral sem distinguir diferenças, sejam elas raciais, econômicas ou entre outras.
Isso deve ocorrer para que o docente não seja autoritário e siga suas próprias regras, beneficiando um e prejudicando a outro.
Sendo assim, o professor será visto pelos alunos como exemplo de conduta, respeito e ética. Que aplica as normas disciplinares de forma imparcial, visando sempre o bem-estar coletivo e o respeito.
Como já expressado pelo educador Paulo Freire:
É na fala do educador, no ensinar (intervir, devolver, encaminhar), expressão do seu desejo, casado com o desejo que foi lido, compreendido. O professor é peça fundamental no processo educacional, pelo papel que ele representa diante do aluno, como
...