A Diferença Entre Norma Gramatical, Regra Gramatical E Princípio Gramatical
Por: macmacmacs • 10/7/2023 • Artigo • 720 Palavras (3 Páginas) • 100 Visualizações
No uso corriqueiro das palavras norma e regra, elas são muitas vezes tomadas como sinônimas ou equivalentes. Num emprego pouco técnico ou sem foco no tema, mesmo pessoas da área as usam como equivalentes.
Vale a pena, no entanto, considerá-las como palavras de significado diferentes ou conceitos teóricos distintos.
Diremos assim que norma gramatical é um enunciado, contido basicamente numa gramática, que pretende levar o leitor ou o aprendiz a, dentre as possibilidades de uso que a língua oferece, fazer uma escolha de uso que é julgada como mais correta, mais bonita ou mais legítima porque foi utilizada por um escritor reconhecido, por ser mais próxima da origem latina do português e outros critérios. Como se vê, trata-se de juízos de valor ou juízos estéticos. Assim, certo uso da língua é avaliado como de maior valor social ou acadêmico. Vejamos um exemplo.
Podemos dizer o que se segue de várias maneiras já que a língua varia naturalmente, o que é condição para que ela mude com o tempo :
-Passe-me a travessa de salada, por obséquio.
-Passe-me a travessa de salada, por favor.
-Me passe a travessa de salada, por favor.
-Me passa a travessa de salada (por favor).
-Passa a travessa de salada (por favor).
-Passa a salada (por favor)
-Pega a salada pra mim (por favor)
-a salada aí ô
etc
É fácil observar as diferenças entre os vários enunciados : observem a forma do verbo ; a posição do pronome ; a ausência do pronome ; o uso, quase arcaico de por obséquio ; o uso opcional de por favor ; a precisão de dizer a travessa de salada, que é o que se passa de fato, ou simplesmente a salada. Pois bem, dentre essas opções uma norma gramatical sugerirá que o primeiro ou segundo uso acima é a escolha correta e que devemos evitar as demais possibilidades. Essa norma poderia adquirir a seguinte forma :
(1)Para fazer um pedido, deve-se empregar o modo imperativo com o pronome oblíquo posposto em relação ao verbo, tomando o cuidado de usar de forma precisa o vocabulário e também as formas de cortesia.
Em relação à nomenclatura regra gramatical, vale a pena tomá-la como diferente do conceito de norma gramatical (cuidado porque pode ocorrer de autores que venha a chamar (1) acima também de regra). No caso do que chamamos de regra, o teórico apenas observa a língua e descreve os constituintes que a compõem,tentando assim analisar seu funcionamento por meio de nomenclatura gramatical específica. Em linhas gerais, ao propor uma regra, estamos tentando dizer como a língua é, buscando estabelecer generalizações sobre ela. Por exemplo, em português, podemos propor a seguinte regra
(2)o artigo seja definido ou indefinido sempre precede o substantivo ou um adjetivo preposto em relação ao substantivo.
Vejam as ocorrências relevantes:
Os amigos conseguiram
...