TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LITERATURA NAS ESCOLAS

Por:   •  29/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  1.203 Visualizações

Página 1 de 11

 [pic 1]

                                       CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI

RAQUEL TRINDADE SANTANA

(LETRAS 365 – ESTÁGIO)

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO I

Feira de Santana – Bahia

2018


A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LITERATURA NAS ESCOLAS

RAQUEL TRINDADE SANTANA

TUTORA:        JOANA DARQUE RIOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCE – UNIASSELVI

LETRAS VERNÁCULAS 365 – ESTÁGIO I

28/06/2018

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade analisar e discutir o ensino da literatura nas escolas públicas, na qual cabe à escola buscar subsídios para dar ênfase na literatura e engajar o aluno no universo literário. Sabe-se que, ao longo do tempo se analisa a literatura como um instrumento primordial para a formação do aluno no decorrer da sua vida escolar, sendo de suma importância para que o mesmo se torne um ser pensante e crítico sobre o mundo que o cerca, lhe possibilitando refletir sobre situações do dia a dia, pois a literatura faz parte da vida do ser humano, envolvendo-o com a ficção para enfrentar e resolver obstáculos que possam surgir.

Palavras-chave:  Estágio, literatura, ensino.

 

1 INTRODUÇÃO

Sabemos que a literatura tem sofrido grandes transformações ao longo do tempo, e perdido seu espaço na sala de aula, mesmo sendo um mecanismo para humanização dos cidadãos.

A literatura nos proporciona conhecimentos, enriquece o vocabulário e é de suma importância para a formação do indivíduo.

Na sala de aula, o educador deve trabalhar traçando objetivos no sentido de buscar um momento de leitura prazerosa. Hoje, as escolas têm um grande desafio em desenvolver o hábito de ler.

Sabemos que a leitura é um meio importante para o desenvolvimento da criatividade e imaginação, podendo tornar-se mais atrativa se colocada de maneira diferenciada, dando-se o seu real valor e significado. A escola adota várias estratégias, mas nem sempre os objetivos são alcançados.

Conforme Manguel (1997, p.89):

“Em toda sociedade letrada, aprender a ler tem algo de iniciação de passagem ritualizada para fora de um estado de dependência e comunicação rudimentar. A criança aprendendo a ler é admitida na memória comunal por meio de livros familiarizando-se com um passado comum que ela renova, em maior ou menor grau de cada leitura”.

É notável que a literatura é essencial e de grande importância no processo de ensino – aprendizagem dos alunos. Sendo assim, o aluno desenvolve uma dependência leitora e terá maior facilidade com as demais disciplinas. Segundo Martins (1989), ter o domínio da leitura é fundamental para interagir na sociedade, cada vez mais nos caracterizando.

Sendo assim, este trabalho tem por finalidade dar ênfase sobre a importância de se trabalhar a literatura nas escolas de forma abrangente. Muitos professores têm uma certa resistência  no ensino da literatura, pois, em suas visões, consideram que não seja uma disciplina de muito valor, mesmo sendo uma temática de ensino.

O Estágio I foi realizado na Escola Municipal Governador Luiz Viana Filho, localizado na Avenida Presidente Kennedy, município de Amélia Rodrigues – Bahia, funcionando com 27 funcionários administrativos e 26 professores devidamente graduados e 1 deles, com mestrado, 1 diretora, 1 vice diretora, 1 secretário. A escola é composta por 2 pavilhões, contendo 10 salas, 1 cozinha, 1 biblioteca, 1 secretaria, 1 sala de professores, 1 sala multifuncional, 1 refeitório, espaço para eventos, quadra de esportes, funcionando em 03 turnos.

 

2. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LITERATURA NAS ESCOLAS

Ao longo dos anos vem se discutindo a maneira de como a literatura tem sido tratada nas escolas, sabendo-se que a mesma é indispensável para a formação do indivíduo, e cabe à escola buscar estratégias par engajar o aluno nesse  universo literário de forma positiva e prazerosa.

Nota-se que a leitura, quando praticada, contribui para a formação do homem, pois com o hábito da leitura, ele guarda experiências que com o passar dos tempos, faz com que ele possa socializar-se melhor com o mundo. O incentivo à leitura deve ser de suma importância e preocupação do dia a dia da escola. A valorização da literatura, considera um sentido amplo e de suma importância para inclusão do sujeito na sociedade. Jacinto do Prado Coelho, afirma que:

“Não há disciplina mais formativa que o ensino da literatura, saber idiomático, experiência prática e vital sensibilidade, gosto, capacidade de ver fantasia, espírito crítico e tudo isso faz apelo à obra literária”.

        A literatura é de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual, cognitivo emocional, contemplando os mais variados aspectos, que vão desde a linguagem até o exercício da reflexão que são fundamentais para diferentes aprendizagens. Somente por parte da leitura que se realiza, proporciona um vasto conhecimento sobre diferentes lugares, adquire-se mais informações, muda-se o vocabulário, então, a literatura é um processo contínuo que envolve, não somente o psicológico mais também históricos e fisiológicos, pois a mesma é essencial em todos os aspectos da nossa vida social, sendo um instrumento poderoso da sociedade, pois os valores que a sociedade preconizam estão dentro da literatura.

[...] a literatura desperta interesse pelos elementos contextuais, tanto quanto a estrutura. Elas nos dizem de perto, porque somos levados a eles pela preocupação com a nossa identidade e o nosso destino, sem contar que a inteligência da estrutura depende, em grande parte, de se saber como o texto se forma a partir do contexto [...] Antonio Cândido (1972).

        Ao longo da nossa educação, os professores vêm se preocupando com o ensino  da literatura, sendo que a mesma contribui para a formação de um indivíduo crítico, responsável na sociedade. Diante dessa afirmação, notamos que a escola deve buscar estratégias para desenvolver no educando as competências da leitura, bem trabalhado em sala de aula. A literatura tornou-se uma grande aliada do professor nesse processo de transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (113.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com