A LINGUÍSTICA NO ENTENDIMENTO E AQUISIÇÃO DO CÓDIGO DE LINGUAGEM ESCRITA
Monografias: A LINGUÍSTICA NO ENTENDIMENTO E AQUISIÇÃO DO CÓDIGO DE LINGUAGEM ESCRITA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Davidjames • 1/6/2014 • 6.418 Palavras (26 Páginas) • 638 Visualizações
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
LETRAS
A LINGUÍSTICA NO ENTENDIMENTO E AQUISIÇÃO DO CÓDIGO DE LINGUAGEM ESCRITA
DAVID JAMES LOUREIRO – RGM 328079
MOGI DAS CRUZES, SP
2013
DAVID JAMES LOUREIRO – RGM 328079
A LINGUÍSTICA NO ENTENDIMENTO E AQUISIÇÃO DO CÓDIGO DE LINGUAGEM ESCRITA
Trabalho de Conclusão de Curso solicitado para avaliação final para obtenção do título de Licenciado em Letras.
Prof.ª Ms. Marina Alvarenga.
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
MOGI DAS CRUZES, SP
2013
Ficha catalográfica
LOUREIRO, David James.
A linguística no entendimento e aquisição do código de linguagem escrita. Orientação: Prof.ª Ms. Marina Alvarenga. Mogi das Cruzes, SP, 2013, 23 p.
Artigo apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa e Respectivas Literaturas). Universidade Braz Cubas.
David James Loureiro
RESUMO
No resumo devem constar as justificativas do trabalho, objetivos, método, resultados e considerações finais. Não devem constar do resumo citação de autores, tabelas e figuras. A educação inclusiva precisa se organizar de forma flexível, de acordo xom a necessidade do aluno. A linguística tem um papel importantíssimo no processo de alfabetização, desde o contato com as primeiras letras, tentativas de leitura e as primeiras representações gráficas, estudadas por Lúria e Vygotsky, até o entendimento e aquisição do código de linguagem escrita e constante processo de letramento, da leitura de mundo à leitura dos mais variados textos. O conceito de linguagem, segundo a teoria histórico cultural e algumas de suas implicações pedagógicas, sob o olhar da linguística para o aprendizado da leitura e da escrita, tendo em vista a ampliação das reflexões e discussões sobre a importância reflexiva no trabalho com a linguagem e o pensamento para o desenvolvimento da escrita, refletindo sobre os caminhos e descaminhos do sistema de alfabetização em diversos contextos históricos, é essencial para o desenvolvimento do ser humano. O desenvolvimento da linguagem e a escrita complementa, de forma eficaz, a expressão e construção do pensamento. Explanar os estudos fonológicos ligados à alfabetização e o trabalho significativo de construção textual. Muitas são as pesquisas que demonstram o quanto é relevante a criança desenvolver essas habilidades para o processo de alfabetização, bem como para o letramento efetivo desta. Isso implica que a capacidade de refletir sobre a estrutura da fala e do pensamento relacionados à leitura e à escrita. A escrita alfabética apresenta um princípio acrofônico, ou seja, baseia-se na associação entre fonemas e grafemas (sons e letras), apesar de muitos fonemas serem representados por mais de uma letra ou uma letra representar vários fonemas, ao começar a compreender como funciona a escrita alfabética o alfabetizando passa por um processo fonológico que os pesquisadores denominam consciência fonológica, quando esse alfabetizando entende tais regras de representação gráfico sonora ele vai desvendando o nosso sistema de escrita como se fosse o reconstruindo. Aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Alfabetização; Consciência fonológica; linguística, textos.
SUMÁRIO
Resumo 4
Introdução 6
1 Como a sociedade construiu o processo de escrita e leitura 7
1.1 Língua e Linguagem 7
1.2 Fala, leitura e escrita 8
2 Alfabetização e métodos 10
3 Alfabetização e linguística 13
Considerações finais 19
Referências 21
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata sobre a importância da linguística no entendimento e aquisição do código de linguagem escrita de forma a se garantir uma aprendizagem eficaz e significativa. Sugere-se aqui uma reflexão sobre o trabalho com os sons, as letras e os textos e o quão é necessário o conhecimento linguístico, por parte do professor alfabetizador, pois ler e escrever são atos linguísticos.
Com o estudo de como se constrói a escrita e como se dá o processo de aquisição da leitura, é possível recorrer a caminhos diversificados para desenvolver habilidades que garantam uma aprendizagem contextualizada que tenha significado para os aprendizes.
Vivemos em uma época onde as crianças estão a cada dia mais dinâmicas e motivadas a investigações e descobertas, porém cada vez mais desinteressadas pela escola, pois esta não tem muitas mudanças em sua estrutura desde o desenvolvimento das primeiras instituições de ensino. As crianças se interessam por assuntos que até então eram tidos como sendo de adultos, além de dominarem tecnologias que não existiam até bem pouco tempo, chegando à escola e causando grandes surpresas a seus professores, pois estes não estão preparados para estes alunos.
Ensinar a ler a partir da reflexão é um grande
...