TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBSERVAÇÃO E PROJETO

Por:   •  1/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PEOP)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO PEDAGÓGICO DE INTEGRAÇÃO ENTRE UMA ESCOLA E UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

ERIKA ALVES DE SOUZA NEVES – RA 1216422

PERUIBE

NOVEMBRO/2014

ERIKA ALVES DE SOUZA NEVES – 1216422

Projeto Pedagógico de integração entre uma escola e um ambiente não escolar

Projeto apresentado à

Universidade Paulista – UNIP

INTERATIVA, do curso de

Letras Português, como um dos

requisitos para a obtenção da

nota na disciplina Prática de

Ensino: Observação e Projeto,

ministrada pela Prof.

Raquel Bokums.

PERUIBE

NOVEMBRO/2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................2

OBJETIVOS

GERAIS...............................................................................................................3

ESPECÍFICOS.....................................................................................................3

JUSTIFICATIVAS................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.........................................................................................4

CONCLUSÃO......................................................................................................6

REFERÊNCIAS...................................................................................................6



INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo a utilização de um ambiente não escolar como influencia direta no aprendizado dos alunos da escola local. Com este propósito foi escolhido um ambiente no qual atende os objetivos do projeto, neste caso, o CRÁS (Centro de Referencia da Assistência Social) pode-se pensar que não há relação nenhuma entre os ambientes, mas há, pois o mesmo oferece aos moradores do Distrito uma biblioteca com brinquedoteca além de cursos e palestras sobre a saúde, educação, profissão entre outros.

 O Crás é frequentado durante todo o dia, atendendo as famílias, e com os benefícios que oferece atende também à criança, o adolescente, jovens e adultos do bairro. Mas o que queremos destacar aqui é a biblioteca. A palavra biblioteca vem do grego e seus significados são; livro e depósito, porém em uma melhor definição podemos dizer que é qualquer espaço físico destinado a guardar livros. De maneira geral significa todo espaço (concreto, virtual ou hibrido), que se destina a colecionar quaisquer tipos de informação, seja escritos em papeis, ou digitalizados armazenados em outros tipos de materiais, como CDs e DVDs entre outros.

Evidencias apontam que mesmo antes do homem dominar a escrita já existia outros tipos de biblioteca. As primeiras que se tem notícia possuía uma forma de armazenar um tanto diferente, eram os chamados armazenamentos minerais; feitos em tabletes de argila, depois vieram os vegetais e animais produzidos em rolo de papiro e pergaminho a exemplo das bibliotecas dos Babilônios, Assírios, Persas, Egípcios e Chineses. Só posteriormente com o papel inventado pelo chinês Cain Lun, no ano 105 que começou a biblioteca de papel e mais tarde as de livros, como nos dias atuais.

Fatos ou boatos dizem que a biblioteca mais antiga da historia seja a do rei Assurbanipal (século VII. A.C), porém a mais famosa foi a de Alexandria no Egito, pelos seus milhares de manuscritos em rolo de papiro chegando a cerca de 700 mil volumes. Esta biblioteca passou por três grandes incêndios. Outras bibliotecas também tiveram grande importância, como as judaicas, em Gaza; Nínive na Mesopotâmia. No Brasil a mais antiga é a atual biblioteca Nacional no rio de Janeiro, que passou a ser pública em 1825, era constituída de livros do rei de Portugal Dom José I e foi trazida para o Brasil em 1808 por Dom João VI, outra que merece destaque é a Biblioteca Municipal de São Paulo.

As bibliotecas não apenas armazenam livros, mais também conserva o conhecimento, a cultura, trabalho científico e todo o histórico sobre diversos assuntos e pessoas, portanto é um instrumento de aprendizado de qualidade para o nosso presente e para o futuro de toda a humanidade.

OBJETIVOS

GERAIS

Apresentar aos alunos a verdadeira ideia do que é realmente uma biblioteca ampliando a imagem que os alunos têm de uma biblioteca não situada dentro do ambiente escolar.

Motivar aos alunos o hábito da pesquisa, leitura e estudo em uma Biblioteca fora do ambiente da escola como forma de agregar conhecimento.

ESPECÍFICOS

Criar um plano de trabalho desde o inicio do ano letivo anexo ao planejamento curricular com uma previsão de conteúdo programático onde se inclua uma vez por semana uma visita a Biblioteca. Ajudar nas dificuldades que os alunos encontraram durante a utilização do acervo da Biblioteca, assim como também nas diferentes reações que eles terão após cada visita a fins de conhecimento e após essa impressão direcionar as pesquisas realizadas para melhorar o aprendizado de acordo com cada disciplina associada à grade curricular da escola. Utilizar a biblioteca da escola pode tornar-se delimitado a área de conhecimento, e a há pratica pedagógica de acesso á informação por meio das Bibliotecas, bem como análise dos livros encontrados no ambiente estudado para determinado assunto estipulado por cada professor em um planejamento pedagógico da escola e inserir o aprendizado ao educando como um ambiente de integração entre a escola e a Biblioteca.

JUSTIFICATIVAS

Para os alunos dos dias atuais a biblioteca fora da escola não é um local que desperte sua curiosidade, já que toda escola tem a sua, para isso devemos usar atrativos que chame sua atenção e desperte seu interesse para que o aluno ou quem queira que seja venha descobrir o fantástico mundo que existe em cada biblioteca, nós como futuros educadores temos o dever de conduzi-los para essa viagem. O acervo da biblioteca disponível em um único espaço torna necessário não apenas para incentivar os alunos a desenvolver a consciência da pesquisa, mas fazer as leituras e pesquisas voltadas para as matérias especifica, como português, matemática, geografia, história e tantas quantas matérias componentes da grade curricular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (310.6 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com