A PRÁTICA DE ENSINO INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE
Por: Carolina Flores • 9/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.390 Palavras (6 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
E DA COMUNIDADE
CAROLINA FLORES QUINTANILHA- RA: 1941994
POLO CHÁCARA SANTO ANTÔNIO
2019
Sumário
Caracterização da escola
- Identificação.....................................................................................................3
- Analise crítica do ambiente físico...................................................................3
- Quanto a utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências...........................................................................................…3
- Caracterização da gestão escolar....................................................................3
- Organização administrativa e pedagógica.....................................................3
- Outras atividades desenvolvidas pela escola..................................................4
- Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola..................4
Caracterização da comunidade
- Localização da comunidade...................................................................…….4
- Equipamentos sociais..............................................................................…….5
- Densidade demográfica...........................................................................…….5
4. Perfil econômico da população.................................................................……6
5. Uso predominante do solo.........................................................................……6
6. Levantamento das expectativas................................................................……6
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
- Identificação
Escola Estdual Professor Flávio José Osório Negrini , localizada Rua Casimiro, 66, São Paulo - Jardim Olinda , telefones 5511-0283 / 5510-9455, e pertencente ao Governo do Estado de São Paulo.
2. Análise crítica do ambiente físico
A escola tem uma boa localização, com acesso fácil para a comunidade, pois fica próxima a pontos de ônibus.. A maioria dos estudantes vão para a escola a pé, de bicileta, de ônibus, ou de carona por outros meios como carro e moto. A maior parte dos estudantes são do bairro em que se encontra a instituição ou de bairros próximos.
A escola fica em um espaço extenso,onde a proposta pedagógica pode ser aplicada e se adequar as necessidades educacionais da comunidade e apesar da instituição ter um grande número de alunos matriculados, as salas de aula e demais ambientes conseguem comportar a todos. O pátio é coberto e o intervalo é dividido em dois horários para comportar os alunos. Demais dependências como cozinha e banheiros, atendem as necessidades.
Não existem salas ambientes, quando os professores precisam fazer atividades diferenciadas, eles utilizam o pátio como sala de aula,portanto esse recurso não atinge à toda sua finalidade, pela precariedade, deixando a desejar.
2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:
A escola possui uma boa biblioteca que conta com um diversificado acervo de livros, e um amplo espaço com cadeiras e mesas para estudo, além de atualmente estar passando por uma nova organização para proporcionar aos alunos mais rapidez e comodidade nas suas pesquisas. Os alunos costumam frequentar o espaço individualmente e em conjunto com a turma e professores em ações de incentivo à leitura realizadas pela escola.
3. Características da gestão escolar
A elaboração da proposta pedagógica e regimento escolar ocorre sempre no início do ano letivo com participação de funcionários, professores, gestor, coordenador e representantes dos pais.
Há um conselho escolar que participa da elaboração da proposta pedagógica e regimento escolar, como representante dos pais. O conselho também é chamado para as reuniões especiais para decidir o que se fazer em casos específicos, como alunos indisciplinados e aprovação e retenção de alunos que não conseguem atingir a média nas disciplinas.
4. Organização administrativa e pedagógica
Os cursos oferecidos são os do ensino fundamental e médio.Os horários e calendário escolar seguem determinação da secretaria de educação. O coordenador pedagógico Régis supervisiona as horas atividades dos professores com reuniões todas as terças feiras.
Os planos de aulas são elaborados pelos professores e supervisionados e aprovados pelo coordenador pedagógico Régis. As avaliações são diárias, através de trabalhos e participação do aluno, mensais e bimestrais, através de provas, planejadas pelos professores.
A comunicação entre escola e responsáveis pelos alunos se dá através de bilhetes na agenda dos alunos e por telefones em casos mais específicos.
Na reunião de pais e mestres a comunidade costuma participar, com algumas exceções. Nessas reuniões os pais recebem informações gerais e especificas sobre o desenvolvimento escolar de seus filhos e os pais nessa ocasião podem conversar com o professor de cada disciplina.
Segue Orgonograma da organização escolar:
[pic 2]
E. E. Professor Flávio José Osório Negrini
...