TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  16/6/2018  •  Resenha  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Goiás.

Professora: Alba

Aluna: Carla Cristina Rodrigues                      Turma: A.

Turno: vespertino.

Faculdade de Letras

                              PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1.

 

Resenha do texto: FREUD, S. Totem e tabu e outros trabalhos. Obras Completas. Edição Standaard Brasileira, Vol. XIII. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976. (O interesse educacional da psicanalise – p. 224-226; Algumas reflexões sobre a psicologia Escolar – p.285-289).

Este texto nos mostra como a psicanalise vem a contribuir com a educação, mostrando que apartir da pesquisa sobre o que ocorre na mente das crianças, será possível entender o que ocorreu em nossa própria infância nos tornar adultos capaz de educa-las.  Através da psicanalise foi possível a descoberta de processos de pensamento que vivenciamos na infância e que traz consequências mesmo depois de adultos. Ao escrever sobre a contribuição da teoria psicanalítica para a educação, destaca-se que as descobertas sobre a sexualidade infantil que podem permitir aos educadores a compreender certas fases do desenvolvimento e aceitar como ‘normais’ algumas condutas das crianças mostrando o papel decisivo da educação na formação das neuroses. Além disso, ele destaca que certas condutas infantis, consideradas como perversas, são fundamentais para a formação do psiquismo. A importância de tal descoberta vai auxiliar o educador a repensar sua praxis em relação à criança observando que seu desenvolvimento infantil, está diretamente ligado os seus impulsos instintivos, mostrando que a supressão nunca produz o efeito desejado, levando essa criança à repressão e pré-disposição a doenças nervosas.

As reflexções que são feitas no texto, nos mostra como a educação que vivemos na infância traz consequências mesmo adultos, que, quando criança viamos os professores como figuras de autoridade, velhos, e dignos de respeito, e que quando ficamos adultos não nos reconhecemos como tal, mas nos faz querer ser e fazer algo importante para nossa existência como eles. Nossa mémoria nos traz lembranças (às vezes nem tão perfeitas), nos remete a algo do passado e isso interfere em nosso desenvolvimento. Em certo momento do texto Freud conta como isso o fez se tornar um médico, e se dedicar aos estudos do incônciente, os processos emocionais para ele o fez desenvolver essa ciência, lembrando como a figura de seu mestre foi importante para isso. A psicanalise nos mostra como o nosso comportamento “posterior” implica em quem será parte importante em nosso futuro, quem vai fazer parte do nosso convivio, nossas amizades, amores, máguas, em fim, tudo que vem em nossas lembranças nos deixa marca e pode fazer parte ou não do nosso convivio. Ele então nos mostra como a figura do pai para o menino na segunda metade da infância, influencia em seu desenvolvimento. Ele começa a enxergar o pai de outra maneira, deixando de vê-lo com heroi, passando a ver o professor com admiração, digno de seu respeito. Em fim, nos diz que a educação vem nos acompanhando em todo o processo de desenvolvimentos que passamos e que mesmo sem querer deixa marcas que levaremos para a vida inteira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com