A Teoria da Literatura
Por: krischker • 31/7/2022 • Trabalho acadêmico • 331 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
De: Émile Durkheim
Para: Bem Cash
Educação é um fato social
Coersão = educação original - tentativa de integração falhou
Aspecto uno = sentimentos, ideias e ritos parecidos
Educação de Durkheim = socialização metódica
Aspecto Ser uno – educação que deve ser feita para que os cidadãos possam ter ideais e sentimentos comuns a todos os grupos sociais.
Ser múltiplo – não existe a possibilidade de uma educação igualitária. Sociedade complexa.
Ser individual: nossa personalidade
Ser social: conjunto
Educação tá sempre associada a um tempo e a um lugar
Filhos são elite intelectuais mas não frequentam as principais instituições estado, escola, religião.
Fatos sociais são descritos como ações coercitivas que se impõe ao sujeito, sendo inerentes ao tempo presente (DURKHEIM, p. 55, 2011), e igualmente responsáveis por gerar sentimento de pertença aos grupos em que se está inserido –seja família, trabalho, escola, vizinhança, igreja, entre outros. Se o indivíduo não se adequa a determinados padrões de comportamento que são esperados dentro de determinada categoria, fica propenso à marginalização.
O resultado do isolamento social será avaliado de forma reflexiva pelo primogênito, que percebe que, fora dos livros, nada sabe. A valorização do conhecimento teórico por parte dos pais foi tamanha, que não avaliaram que estavam privando os jovens de algo fundamental, proporcionado pela escola enquanto ambiente interacional: o convívio social.
os pais de Capitão Fantástico foram guiados por grandes teóricos e buscaram prover um ensino erudito e elevado aos filhos, todavia, deixando à parte o que é fomentado pela escola, ou seja, um espaço de socialização e a oportunidade de discussão com diferentes, com plurais, numa perspectiva de crescimento mental e emocional.
...