ANÁLISE DO LIVRO: OTELO, O MOURO DE VENEZA
Por: vrra99 • 7/7/2018 • Trabalho acadêmico • 2.005 Palavras (9 Páginas) • 1.051 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS
ANA CRISTINA DE ALMEIDA EVANGELISTA
VITÓRIA RAFAELLA ROCHA ALMEIDA
ANÁLISE DO LIVRO: OTELO, O MOURO DE VENEZA
CAETITÉ
2017
ANA CRISTINA DE ALMEIDA EVANGELISTA
VITÓRIA RAFAELLA ROCHA ALMEIDA
ANÁLISE DO LIVRO: OTELO, O MOURO DE VENEZA
Trabalho apresentado à disciplina Aspectos Históricos e Culturais em Língua Inglesa da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, como requisito parcial de avaliação do 1º semestre.
Prof. Sigrid Rochele Gusmão Paranhos Magalhães
CAETITÉ
2017
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 3
DADOS SUMÁRIOS SOBRE O AUTOR E A OBRA 3
PERSONAGENS 4
AMBIENTE 6
TEMPO 7
ENREDO 7
VEROSSIMILHANÇA 7
CONCLUSÕES 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
A leitura das obras de William Shakespeare pelos alunos do primeiro semestre de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa e Literaturas objetiva a realização de uma análise completa das mesmas, familiarizando os discentes com o trabalho de um dos maiores autores da língua inglesa e possibilitando que o conhecimento adquirido seja transmitido para outrem.
O material escolhido para a realização deste trabalho foi o livro “Otelo, o Mouro de Veneza”, cujo autor foi citado anteriormente. Serão abordadas análises acerca do enredo, personagens, ambientação, contexto histórico e sobre o próprio autor, tendo sempre como base das afirmações a interpretação de trechos do livro.
DADOS SUMÁRIOS SOBRE O AUTOR E A OBRA
- Autor: William Shakespeare
- Título da obra: Otelo, o Mouro de Veneza
- Ano de publicação: foi publicada por volta de 1603
- Dados biográficos do autor:
William Shakespeare (1564-1616) foi um célebre dramaturgo e poeta inglês, conhecido como um dos maiores autores de língua inglesa. Suas obras, sendo as mais famosas "Hamlet", "Otelo, o Mouro de Veneza", "Macbeth" e "Romeu e Julieta", possuem valor inestimável e são constantemente adaptadas para o teatro, o cinema e a TV.
Shakespeare viveu o auge do que se conheceu como o teatro elisabetano, pois o momento histórico o favoreceu intensamente, uma vez que ele desenvolveu seu trabalho teatral em pleno apogeu do reinado da rainha Elisabeth I, considerado o tempo de ouro da cultura inglesa. As obras do escritor abordam temas que transcendem o tempo, essencialmente unidos à alma humana, como o amor, os problemas sociais, as questões políticas, entre outros.
- Síntese da obra:
Em seu enredo, Otelo, um general veneziano bem sucedido, se apaixona por Desdêmona e ela por ele. Os dois se casam às escondidas e, devido às obrigações dele para com o doge de Veneza, o casal se muda para Chipre, onde Otelo se torna governador. Com eles vão Cássio, tenente de Otelo, e Iago, seu alferes. Iago possuía um grande ressentimento contra Otelo e Cássio, pois eles foram o motivo de não ter conseguido o posto de tenente que tanto desejava.
Instigado pela inveja e pelo ódio, Iago inicia uma série de armações que resultam na demissão de Cássio e na desconfiança que Otelo passa a nutrir por Desdêmona, pois o alferes o convence de que ela está tendo um caso com o antigo tenente, Cássio.
Após diversos episódios em que o ciúme sentido por Otelo o deixa cada vez mais fora de si, Iago o convence a matar a esposa e a tramar a morte de Cássio. Porém, com a intervenção de outros personagens, os planos de Iago não saem como esperado. Graças à sua esposa, Emília, todos descobrem sobre as armações, e Iago é detido pelas autoridades; Cássio sobrevive ao atentado contra sua vida e assume o comando de Chipre; contudo, Otelo, antes de saber da verdade, acaba assassinando sua amada, e, após descobrir que ela não o traiu, tira a própria vida.
PERSONAGENS
- Personagens mais importantes: Otelo, Desdêmona, Iago e Cássio.
- Análise psicológica das personagens centrais:
Otelo: Por ser um mouro, Otelo foi islamista antes de aderir ao Cristianismo e entrar a serviço da República de Veneza; possuía fala rude e foi discriminado por algumas personagens devido à sua origem; seu conhecimento militar era vasto, por isso se destacava como soldado, general e governador, despertando a admiração daqueles que conviviam com ele, ficando conhecido por ser bravo, honroso, honesto e nobre; seu amor por Desdêmona era sincero, mas o preconceito que sofria e a diferença de idade entre os dois o deixavam um pouco inseguro e contribuíram para o surgimento de sua personalidade ciumenta e possessiva; essa insegurança o fazia se sentir inferior a Cássio, deixando-o vulnerável à manipulação de Iago.
Desdêmona: é caracterizada pelas outras personagens como uma pessoa meiga, tímida, de espírito sossegado e calmo e caráter franco; sendo uma jovem tradicional, ela era muito religiosa e submissa às vontades de seu esposo, pelo qual possuía um sentimento verdadeiro; também era habilidosa na agulha e tinha talento para a música.
Iago: esta personagem é claramente reconhecida na obra por seu caráter manipulador, ambicioso, invejoso e calculista; contudo, apenas o leitor consegue distinguir essas características desde o inicio, pois sua falsidade é tamanha que todas as outras personagens acreditam se tratar de uma pessoa honesta; ele não era movido por dever ou amizade, apenas por interesse; não demonstra afeição pela esposa e não aparenta ser religioso.
...