TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e letramento

Por:   •  1/5/2015  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

Alfabetização e letramento: e as dificuldades na escrita na criança de 6 anos

O profeto de elaboração de um livro de alunos do 1º ano do fundamental I, com duração de 1 semana, sendo que oferecidos aos alunos na aulas de português .

E neste projeto vai ser avaliado em uma dimensão individual e variadas habilidades diferentes e pessoais de cada aluno, que poderá ser constituintes do alfabetismo. Esta projeto está vinculado á respeitar a faixa-etária da criança de 6 anos.

O grande desafio para o professor durante esse projeto de escrita é ensinar uma língua diferente daquela já adquirida pelos alunos. Pois quando o aluno chega na escola, ela já vem com a gramatica e o vocabulário, adquirido pela família e com seu ambiente social, forma que se utiliza para expressar suas necessidades.

Portanto cabe ao professor a responsabilidade de saber lidar com essa situação , claro que respeitando a língua adquirida pelo aluno, mais ressaltando á importância de conhecer a forma culta da escrita. Segundo Cagliari(2002),p.28

Ao narrar uma historia a criança vai incorporar seu social e a parte afetiva , então cabe ao professor uma visão de respeito do nível de informações de cada aluno , compreender que existem varias situações de comunicações e variedades linguísticas já adquirida pelos alunos.

O ensino da língua escrita , envolve dois sub-blocos, sendo eles a leitura e a escrita, e é papel da escola a formação de leitores que também sejam capazes de produzir textos coerentes, coesos, adequados e ortograficamente escritos( Brasil,1997,p.40)

No primeiro momento o professor vai se deparar com o aluno com a língua materna aquela adquirida com a família. Em um segundo momento essa língua vai sofrendo influencia e se modificando para diversos gêneros. Entretanto essa língua vai se adequando a diferentes situações, incorporando sem repertorio de vocabulário.

2 Professores atentos ao conhecimento fonológico.

Ao identificar dificuldade na fala o professor o professor devera encaminhar esse aluno ao especialista, para não afetar a aquisição da escrita, e todo processo educacional.

Pois todo o sistema é composto de segmentos sons vocálicos e consonantais, diferenciadas pela forma de articulação e pelo posicionamento dentro da silaba.

A estrutura silábica dentro da língua portuguesa, poderá apresentar para a criança dificuldades no processo de aquisição da escrita.

O professor tem que estar sempre atento a essas dificuldades de compreender até que ponto ou período essas dificuldades são normais, a serem incapazes de aprendera escrever corretamente. Portanto a importância de estar sempre atento a produção de seus alunos para orienta-los a compreender essas dificuldades, ajuda-los a escrever corretamente.

Talvez a maior desafio a ser enfrentado pelo professor nesta fase seja o da fala, pois a variedade linguística estigmatizada pela sociedade pode influenciar diretamente na integração e condução da produção da escrita.

Cabe a escola o papel de oferecer possibilidades de inserção dessa criança dentro de outros contextos sociais dando condições e possibilidades que no futuro ela tenha condições de continuar seus estudos, e se inserir no mercado de trabalho.

Segundo observações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com