American English File Student's Book
Por: Paloma Alexandrino • 3/10/2021 • Abstract • 400 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
Nome: Paloma Alexandrino
Disciplina: Pedagogia (1º Semestre)
LIVRO:
“PARA EDUCAR CRIANÇAS FEMINISTAS: UM MANIFESTO”
CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE
DATA: 02/04/2020
RESUMO:
“Para Educar Crianças Feministas” é um livro curto, mas de um conteúdo único. Publicado em 2017, pela Companhia das Letras, Chimamanda Ngozi Adichie escreve uma carta à uma amiga grávida, que pede conselhos sobre como educar sua filha para que tenha ideais e valores como os da autora. Chimamanda é nigeriana e referência na luta contra discriminação sexual e já recebeu reconhecimento internacional e diversos prêmios. Neste livro, elucida brilhantemente questionamentos sobre os papéis de gênero, a biologia e aspectos históricos que geram debates feministas e transparecem as injustiças que as relações sociais homem/mulher produzem.
Dividido em quinze sugestões, a escritora sempre menciona o verbo “ensinar” em seus tópicos, isto é, da mesma forma que as experiências culturais foram aprendidas ao longo da história, elas podem ser questionadas e alteradas pelos filhos, se estes aprenderem a ser confiantes de si e formadores de opiniões próprias. Assim como o(a) Pedagogo(a) tem a tarefa de ensinar, mães e pais têm a tarefa de serem membros ativos no desenvolvimento emocional de seus filhos. Isto inclui mostrar a criança, seja menino ou menina, desde cedo que paternidade, trabalho doméstico e força de trabalho não são acopladas a gêneros, mas tarefas tomadas consensualmente por quem escolhe fazer.
"Ensine-a a amar livros"; “Nunca fale do casamento como uma conquista”; "Porque você é uma menina" nunca é motivo para nada” são apenas alguns exemplos dos diversos ensinamentos que Adichie nos escreve em sua carta, mostrando que a premissa do feminismo é simplesmente mostrar que todos importam, da mesma maneira e que a construção de ideais e valores de uma criança parte, primeiramente, do exemplo dos pais e do que é ensinado por eles.
Para resumir, “Para Educar Crianças Feministas” não é e nem tenta ser um manual exaustivo para os pais. Em vez disso, é um ensaio perspicaz para gerar valor aos leitores na educação das novas crianças. Uma obra que nos mostra que feminismo não se trata de uma discussão de privilégios, mas apenas da igualdade de gênero. Este livro vai além de como educar uma criança feminista, ensina como criar seres humanos que respeitam as escolhas de outras pessoas, que sejam cheios de opiniões vindos de uma base bem informada, humana e de mente aberta.
[pic 1]
[pic 2]
...