Análise do Poema ''A Patriota Japo-Brasileira''
Por: LUCIANO CHAGAS NUNES • 30/5/2022 • Projeto de pesquisa • 380 Palavras (2 Páginas) • 106 Visualizações
Ela e seus lindos olhos puxados,
Origina atenção e faz os felizes.
''Tanta magía tem suas raízes'',
Dizem eles com sorrisos frouxados.
A japo-brasileira os deixa honrados,
Com seu ufanismo analogo a rízes
Daqueles assentes e sem deslizes
Todos, em volta, ficam inspirados.
Com jeito, diz a Japo-brasileira:
''Dissemelhantes nossos cromossomos.
Contudo, brasileiros todos somos''.
Indubitavelmente no esplendor,
E ardentemente em desvelo do amor,
Ela ergue a áurea, verde e azul bandeira.
Estrutura do poema:
Temos que o poema acima trata-se de um soneto italiano , pois rege sobre as regras de estrutura deles: 14 versos divididos em quatro estâncias, sendo duas quadras ( estâncias individuais de 4 versos) seguido de dois tercetos ( 2 estâncias individuais de 3 versos), e versos decassilabos . O estilo de rima dos quartetos é oposta (ABBA ABBA). Nos tercetos temos CDD EEC.
Sintese do poema e de sua estância:
O Soneto ''A Patriota Japo-brasileira'' é um poema de cunho patriota, sendo nítido devido ao titulo autoexplicativo. A obra poética é narrativa, pois passa-se, na maior parte do soneto, na 3º pessoa do singular e do plural. O poema tem como protagonista uma Nissei ou Sansei (descedente da 2º ou 3º geração de japoneses imigrantes,). De qual geração a protagonista é não é enfatizado, pois dá-se um pequeno detalhe sem muita relevância. Contudo, é enfatizado que a protagonista é uma descedente de japoneses naturalizada no Brasil. Tal fato evidencia-se através do vocábulo ''Japo-brasileira'' que indica a fusão entra as palavras ''Japonês'' e ''Brasileira''; e tal adjetivo é usado por todo o poema. Com tal termo (japo-brasileira), podemos entender que a protagonista não se trata de uma imigrante. Caso contrário, tal palavra não seria usada no Soneto; mas é usada e demonstra relação aguda da protagonista com o Brasil.
Na primeira quadra, é destacado a atenção positiva que a protagonista desenvolve devido a suas caracteristicas faciais, como diz, assim, os versos versos -- ''Ela e seus lindos olhos puxados, origina atenção e faz os felizes [...] Dizem eles com sorrisos frouxados'' E tambem uma perepção de complexidade, por parte ''deles'' , devido à esseses mesmos fatores faciais e à historia de imigração japonesa (18 de Junho de 1908) : ''Tanta magia tem suas raizes''.
...