Análise de Discurso Crítica - O Impeachment da Dilma
Por: Thainá Assis • 1/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 259 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
Universidade Paulista – UNIP
Análise de Discurso Crítica
O Impeachment da Dilma
Esta análise tem como ponto de partida a capa da revista VEJA, publicado dia 20 de abril de 2016. Nesta edição, a capa da revista carrega o título "FORA DO BARALHO" e a imagem, em geral, mostra a, hoje, ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, em um panfleto rasgado com a seguinte descrição: "Com ou sem vitória na batalha do impeachment, Dilma já perdeu a batalha do poder. Seu governo esfacelou-se e a presidente, abandonada pelos aliados, não comanda mais o Brasil".
O assunto em pauta discutia a situação política brasileira da época, em que a ex-presidente da República, Dilma Rousseff, estava prestes a sofrer um impeachment. Diante ao delicado momento político pelo qual o Brasil passava, Dilma era alvo de acusações por parte da população e, por isso, foi afastada do governo. A essa altura, já se considerava que a presidente estava fora do poder, algo que a mídia repercutia frequentemente e que mostra a capa aqui analisada.
A VEJA, ao divulgar a notícia, define o seu posicionamento a favor do impeachment. A capa foi escolhida dentre outras que representavam o mesmo posicionamento. Eram comuns notícias reforçando a derrota de Dilma. Num momento que a sociedade estava dívida, termos como "golpe" e "coxinha" eram usados com frequência para se referir ao impeachment e a posicionamentos políticos. A mídia, com sua grande importância na circulação de informações, influenciava extremamente a população, de forma que, muitas vezes, um indivíduo era contra o governo de Dilma Rousseff, mesmo sem entender a situação na época.
[pic 1]
...