COORDENADOR PEDAGOGICO
Exames: COORDENADOR PEDAGOGICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: siqueirfa • 21/5/2014 • 2.045 Palavras (9 Páginas) • 332 Visualizações
Metodologia
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica em fontes pertinentes na literatura, como livros, artigos online, entre outros.
No entanto, além da pesquisa bibliográfica realizamos pesquisa de campo, com o objetivo de vivenciar o trabalho pedagógico, direção, secretaria e entre outras funções.
Após isso, definimos os instrumentos de pesquisa, sendo eles; carta de apresentação, indicadores para análise do PPP.
O CAMPO DE ESTÁGIO NO PPP:
Histórico (situar aspectos essenciais da escola desde sua criação):
Considerando a análise realizada do PPP podem-se identificar tais aspectos.
A escola passou a funcionar em 14 de julho de 1937, tendo como primeiro diretor o professor Antenor Henrique Monteiro, que a dirigiu até 18 de fevereiro de 1939.
O professor João Beltezak Junior, o segundo diretor, atuou de fevereiro a agosto de 1939. Em 25 de fevereiro do mesmo ano, foi fundado o Centro de Professores que recebeu o nome de "Júlia Wanderley", a primeira professora do Paraná. Criou-se a Biblioteca dos Professores com o mesmo nome. Em 9 de abril de 1939, foi fundado o "Centro Infantil "Olavo Bilac" que deu o nome à "Biblioteca Infantil Olavo Bilac".
“Em 29 de julho de 1941 começou a funcionar a Cooperativa Escolar “Duque de Caxias Ltda”, atual Cooperativa Escolar Dr. Hugo Simas Ltda”. Outras conquistas foram sendo acrescentadas, revelando a luta de pais, professores e alunos para a melhoria da condição de ensino: Cantina Escolar; registro da biblioteca "Júlia Wanderley" dos professores sob o nº 222, Club Tuins do Norte; Club Agrícola entre outros.
Pelo decreto nº 12261/41, publicado no Diário Oficial nº 2773/41 de 5 de dezembro de 1941. O interventor Federal do Estado do Paraná, Senhor Manoel Ribas, tendo em vista os relevantes e inestimáveis serviços prestados ao Estado pelo saudoso Desembargador Hugo Gutierrez Simas, resolve dar a denominação de "Hugo Simas" ao Grupo Escolar da cidade de Londrina, como preito de gratidão ao povo paranaense.
Em 22 de setembro de 1944, com a presença do corpo docente do estabelecimento, pais de alunos e diretoria, tratou-se da fundação da Associação de Pais e Mestres. 10 P.P.P. 2012 – Colégio Estadual Hugo Simas
Em 1991, através da Resolução nº 2292/91 de 12/07/91, é autorizado o funcionamento de Centro de Atendimento Especializado, Área de Deficiência Auditiva. No mesmo ano, implanta-se Classe Especial para alunos Deficientes Mentais, aprovadas pela Resolução nº 3371/91 de 09/10/91.
Em 1992, através da Resolução nº 473/92 de 13/02/92, institui-se a Área de Deficiência Mental no mesmo Centro de Atendimento Especializado.
A Resolução nº 4003/92 autorizou a implantação do 2º Grau como curso de Educação Geral.
A professora Ubiracy Creusa Lobo Moreira Silva, assume a direção da escola em 1° janeiro de 1998 a 31 de dezembro de 2001. Nessa época a Resolução nº 3120/98 alterou a nomenclatura do estabelecimento para Colégio Estadual Hugo Simas - Ensino Fundamental e Médio. Durante a sua gestão, no ano de 2001, iniciou-se a tão sonhada reforma do prédio.
Em 1º de janeiro de 2002, assume a direção o professor Alceu Martins de Albuquerque Filho com a escola ainda em reforma, sendo esta concluída em 2002. A reinauguração foi ao dia 01 de agosto de 2002, após um trabalho de restauração e construção.
O Professor Wilson Roberto Dejato da Rocha tomou posse no dia 1º de janeiro de 2006 com o diretor geral e deixou o cargo em 24 de junho de 2006.
A partir do dia 24 de junho de 2006, assume a Direção o Professor Fernando Munhoz Neri.
Estrutura: Situação física, recursos humanos, equipamentos, materiais, adaptação de algum espaço, outros.
Considerando a observação com relação ao espaço físico do campo de estágio, pode-se identificar que:
Quanto à parte externa, essa é composta de Pátio, Quadras, Jardim, Estacionamento.
Já o pavimento Inferior: Cozinha, Refeitório, Laboratório de Informática, 02 Banheiros para alunos e funcionários, Sala de Educação Física.
Pavimento Térreo: 09 Salas de Aula, 02 Salas para Pedagogas, Sala de Coordenação das Séries Iniciais, 02 Banheiros para alunos.
Pavimento Superior: 10 salas de aula, 01 Banheiro para professores, 01 Despensa com tanque, Sala da TV Escola/ Videoteca, 02 Banheiros para alunos.
BLOCO 02 (Prédio restaurado)
Pavimento Inferior: Residência do Caseiro, Depósito de Materiais, Laboratório de Física/ Química/ Biologia, Sala de Arquivo Morto/ APMF, Depósito de Materiais de Limpeza e Ferramentas,
Pavimento Térreo: Auditório com 96 lugares, camarim e banheiro, Biblioteca, Copa, 02 Banheiros para professores, sendo masculino e feminino, Sala dos Professores, Sala da Direção Gera, Sala do Relógio Ponto/ Sinal, Secretaria, Sala de Xerox, Sala da Direção Auxiliar, Sala de Artes, Sala de Atendimento - Deficiência Visual,02 Banheiros , Cantina Comercial, Cooperativa, Sala de Atendimento - Deficiência Auditiva
Recursos Materiais
Considerando a observação com relação aos recursos materiais do campo de estágio, e analisando o P.P.P pode-se identificar que:
O Colégio dispõe de ambientes especializados para o ensino de determinadas disciplinas. Alguns recursos materiais ficam disponíveis em ambiente comuns, outros se encontram instalados em ambiente específicos, podendo ser utilizados por todos os professores e alunos.
O Colégio possui: filmadora; aparelho de Datashow;1 Internet wirilles; máquina fotográfica digital; 25 TV Pendrive nas salas de aula, a disposição de professore e alunos; Uma televisão de 37 polegadas no auditório com vídeo e DVD; Uma televisão de 29 polegadas e cinco de 20 polegadas com vídeo a disposição dos professores para uso em sala de aula. Uma televisão possui um adaptador para microscópio e fica instalada no laboratório de química, física e biologia;
O laboratório de química, física e biologia é equipado com: equipamentos de para o ensino de física e química, bem como produtos não permanentes
...