Caso Para se Pensar em Empresas Sem Xódigo de Ética
Por: Ricardo Nicholas • 30/8/2020 • Trabalho acadêmico • 268 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Carlos Henrique trabalha na indústria de refrigeradores JUMBO há 14 anos, ele é o gerente de compras, na atual função a 10 anos. O salário de Carlos Henrique é de R$ 10.000,00 , igualmente ao gerente de Contas a Pagar e ao gerente de Contas a Receber.
A direção da empresa está satisfeita com Carlos Henrique, já que nenhum setor da fábrica tem reclamado da falta de peças. Tal presteza no fornecimento é o resultado de uma política de aproximação com os fornecedores, “a moda japonesa” ele mantém uma amizade pessoal com todos eles, chegando até a adquirir peças para estoque, quando eles estão com dificuldades para faturar. No Natal de 2019, Carlos Henrique recebeu 2 passagens aéreas e reserva em Hotel numa Pousada em São Pedro, SP, com estadia para uma semana, para ele e sua esposa desfrutarem no período de férias de meio de ano.
Elas foram presentes de Manoel, gerente de vendas da empresa BAMBOAR, Industria de peças para refrigeradores, a principal fornecedora da JUMBO.
De pronto, Carlos Henrique foi até seu Diretor Marcos. Salientou que estava indeciso sobre a utilização ou não do presente, tendo em vista ser ela presente de um fornecedor.
Achava ele que, se aceitasse, estaria sendo antiético com a empresa.
Embora parabenizasse Carlos Henrique pela atenção em comunicar-lhe o fato, o diretor não sabe o que opinar, pois Carlos Henrique é para ele de absoluta confiança, além do que não que se envolver na vida pessoal e familiar de seu funcionário
A opinião do diretor torna-se mais difícil à medida que a JUMBO não tem um Código de Ética.
Como agir no caso?
...