Conclusão O livro Os Sertões, de Euclides da Cunha
Por: larissaaaaaa • 1/12/2016 • Projeto de pesquisa • 262 Palavras (2 Páginas) • 8.001 Visualizações
CONCLUSÃO
O livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, decorreu no conflito de Canudos, onde o autor foi fazer a cobertura do mesmo para o jornal "O Estado de São Paulo". Dividido em três partes, o livro fala sobre a Terra, o Homem e a Luta.
No primeiro capítulo, Euclides estuda de maneira detalhada o meio que determinou a formação do homem sertanejo. Isso serve para confirmar a teoria determinista, muito em alta na época, que postulava a determinação do meio sobre o homem. Tem como objetivo principal descrever as características do lugar, o clima, as secas e a terra.
No segundo capítulo, o autor fala sobre o homem em relação ao seu meio, seus costumes e sua história. Ao decorrer ele se fixa em um personagem, Antônio Conselheiro, mostrando seu passado e suas crenças, duas partes essências para a terceira parte que narra então, a Guerra de Canudos.
No terceiro e último capítulo, Euclides descreve a cena, mais de forma humana, em que ele presenciou a miséria, a fome, a peste e a violência só possível pela sua presença ocular, enfim, narra o conflito em que o povo de Canudos, o lado mais fraco, resistiu até o último momento, com seus últimos defensores: um velho, dois adultos e uma criança.
Concluímos então, que além do grande valor literário que esta obra possui, Euclides descreve a comunidade de Canudos em si, liderada por Antônio Conselheiro, e que se mostrou um povo batalhador, que não desistiu de seus ideais, porém, o lado mais forte, usou de suas armas para combater um povo que lutava apenas pelos seus direitos.
...