TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo um Passa Tempo

Por:   •  26/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

Construindo um passa tempo.

Prezado professor, sabemos que as atividades lúdicas são de grande importância na formação do aluno, pois, além de divertidas, elas desenvolvem habilidades criativas!

Apresentaremos a seguir uma proposta de criação de uma revistinha de passa tempo que inclui: palavras cruzadas, jogo dos sete erros, e atividades de colorir!

Para inspirar nosso passa tempo tomaremos como referência uma das histórias de O sítio do pica pau amarelo – de como um joão-de-barro anima as conversas no Sítio - de Monteiro Lobato.

[pic 1]

Para que o passa tempo faça sentido para os alunos e seja realmente divertido, é importante que eles conheçam as personagens e a história! Então, antes da criação das atividades, momentos de leitura e reflexão sobre a história é imprescindível!

Criando as palavras cruzadas!

Para criar as palavras cruzadas[1], escolha uma palavra ou frase que guiará as palavras seguintes, veja:

[pic 2]

Em seguida, formule pequenos enigmas, com as características das personagens ou espaços da história. Os enigmas são excelentes para você sondar se os alunos entenderam a história!

No exemplo acima, usamos os enigmas a seguir[2]:

  1. Boneca de pano falante, irreverente e divertida. Após uma "evolução gental" (como ela mesma explica em A chave do tamanho), vira uma menina de verdade.
  2. Pedrinho é filho de Antonica, filha de Dona Benta, e mora a maior parte do ano na cidade.
  3. Um homem da roça, foi ele que ensinou Pedrinho a caçar Sacis. Aparece em O Saci, mas é citado em outros livros; morre devorado por Rabicó em A chave do tamanho.
  4. O famoso personagem do folclore brasileiro, que acaba se tornando amigo de Pedrinho no livro Homônimo.
  5.  Chama-se Lúcia e mora com a avó no sítio.
  6. Sábio boneco de sabugo de milho, gramático e filósofo.
  7. Avó de Pedrinho e Narizinho, dona do Sítio do Picapau Amarelo e entusiasmada divulgadora de cultura e contadora de histórias.
  8. Bruxa com forma de jacaré que transforma Narizinho em pedra. Aparece apenas no livro O Saci, mas é citada pela Emília em A Chave do Tamanho.
  9. Um doce rinoceronte, que sabe inglês e acompanha a turma em diversas aventuras.
  10. Cozinheira do Sítio, medrosa mas de bom coração, a "segunda avó" das crianças do Sítio.
  11. O sábio burro falante que, como o próprio nome já diz, dá sempre bons conselhos. Foi resgatado pelas crianças no País das Fábulas.

        [pic 3]

[pic 4]

Criando caça palavras!

A segunda etapa para a elaboração de um passa tempo é a criação de caça palavras!

O caça palavras é super simples de ser feito, basta você desenhar um quadrado com linhas horizontais e verticais, em seguida, escreva as palavras que devem ser encontradas e preencha o restante do quadro com letras aleatórias. Veja:

CAÇA AOS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

A

D

G

H

J

I

A

O

P

Ç

V

U

I

B

L

F

G

E

J

R

J

H

G

I

T

S

V

U

K

Ç

T

T

A

E

T

M

S

W

G

A

B

R

H

O

O

I

I

U

I

C

I

Q

N

C

J

R

Y

Y

H

P

A

Y

O

U

R

A

B

I

C

O

G

R

N

G

H

N

B

C

K

T

L

F

G

F

R

U

I

X

D

C

A

A

N

N

U

Q

D

A

J

Y

Z

E

V

B

R

S

G

E

T

U

X

L

E

M

I

L

I

A

N

K

T

B

F

I

S

A

K

M

R

F

G

H

A

M

S

A

D

N

E

N

T

H

A

F

G

H

B

U

I

N

C

D

O

T

O

H

N

I

R

D

E

P

U

O

U

I

U

E

G

J

E

R

T

Y

U

I

O

D

I

M

A

K

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com