Desafio Profissional
Por: Brenda Freitas • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.732 Palavras (11 Páginas) • 228 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Juazeiro-Ba
Letras 4°Série
Morfologia/Língua Inglesa 2
Duas línguas e Um Aprendizado Mais Rico e Transformador.
Prof.ª Sheila Manuela Gonçalves Borges Valença
Juazeiro 24 de setembro de 2015
Projeto de extensão Inter disciplinar
Objetivo do trabalho
Oferecer aos educandos um ensino de qualidade que contribua para o desenvolvimento da autonomia responsável, do senso crítico e da criatividade para o exercício da cidadania. Proporcionar aos estudantes instrumentos para a aprendizagem de valores e conhecimentos por meio de estimulação frequente.
Sumário
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
NÚCLEO GESTOR
CORPO DOCENTE AUX. DE SERVIÇOS GERAIS
VIGILANTES
NÍVEL DE ENSINO
MODALIDADE DE ENSINO
INTRODUÇÃO
1 - HISTÓRIA DA ESCOLA
2 - JUSTIFICATIVA
3 - OBJETIVOS
4 - NATUREZA DA AÇÃO
5 - PÚBLICO ALVO
6 - NÚMERO DE VAGAS
7 - CARGA HORÁRIA
8 - CRONOGRAMA
9 - EIXO TEMÁTICO
10- HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
11 - METODOLOGIA
12 - PROCESSO DE AVALIAÇÃO
13 – RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS DISPONÍVEIS
14 - ESTRUTURA FÍSICA NECESSÁRIA
15 - CONCLUSÃO
16 - REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS
IDENTIFICAÇÃO
A Escola Municipal Dois de Julho está localizada na avenida principal dos colonos núcleo habitacional-01, distrito de Maniçoba s/n próximo a Juazeiro, BA. Ela mantida pelo Município e administrada pela Secretaria Municipal de Educação. Este trabalho será norteará por esta escola trabalho por este projeto de extensão nos termos da legislação em vigor.
NOME: Escola Municipal Dois de Julho
ENDEREÇO: Avenida principal dos colonos S/N, NH-01 Projeto Maniçoba
CIDADE: juazeiro
CEP: 48900-000
ZONA: Rural
Fone: (074) 9988-9988
E-MAIL: escoladoisdejulho@hotmail.com
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA: Municipal
NÚCLEO GESTOR
DIRETOR (a): Rúzia do Nascimento Lima
VICE-DIRETORA: Marli dos Santos Silva
COORDENADORA PEDAGÓGICA do 1° AO 5º ANO: MARIA VALDIRENE SOUZA SANTOS LIMA
COORDENADORA PEDAGÓGICA 6º AO 9º ANO: MARIA LIDUÍNA DO NASCIMENTO
SECRETÁRIO (a): VALDECI TAVARES DE OLIVEIRA
AUX. DE SECRETARIA: FRANCISCA DAS CHAGAS DE FREITAS / LEIVÂNIO RIBEIRO DOS SANTOS/ IRENE FERREIRA DE SOUSA/ CLEISON HELEN PASSOS
CORPO DOCENTE
ANTÔNIO FERREIRA DOS SANTOS
CINARA FERREIRA DE ARAÚJO SILVEIRA
DANIELLE SOUSA DA COSTA
ELISÂNGELA RODRIGUES LOPES
FRANCISCA CYBELE ARAÚJO SILVA
VIGILANTES
JULIGLEISON ANTÔNIO DE SOUSA
MANOEL EGLIVAN DE MORAIS
Nível de ensino
Educação Básica/ Fundamental
Modalidades de ensino oferecidas pela Instituição
Ensino Fundamental II;
Educação de Jovens e Adultos.
Introdução
A proposta básica deste trabalho é oferecer contribuições provindas da reflexão de educadores, núcleo gestor e funcionários da Escola Municipal dois de Julho, visando intensificar o desenvolvimento de ações cooperativas, eficazes e renovadoras.
O Projeto de Extensão é compreendido como processo de ação participativa grupal com pessoas interagindo politicamente em função das necessidades, interesses e objetivos comuns. Busca um maior envolvimento na ação educativa, considerada responsabilidade de todos os membros da Comunidade Escolar e Civil.
A educação, em todos os tempos, e principalmente nos dias de hoje, ressente-se de maior aprofundamento e clareza sobre o verdadeiro sentido da vida e da aprendizagem e sobre os objetivos a serem alcançados. Não se trata simplesmente de aprender mais algumas matérias, mas, antes, preparar-se para o pleno exercício de sua cidadania. Segundo Paulo Freire, ‘’ Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. ’’
O desafio é sair da postura reprodutiva, oferecendo indicações que facilitem o aprender e o saber pensar. Seguindo essa linha de pensamento, na caminhada em busca da construção do saber, o mundo sente a necessidade de incluir o pensar próprio desde os anos iniciais da vida escolar do educando.
Não podemos “dar” os significados às outras pessoas. Elas próprias devem procurá-los por meio do envolvimento no diálogo e na investigação. Sabemos que é preciso romper com alguns aspectos da matriz pedagógica vigente cristalizada nas figuras do professor que ensina e do aluno que aprende.
A escola deve ser um espaço para construção do saber e integração do indivíduo na sociedade.
Baseados na conquista de oportunidades para o entendimento de valores como princípio de vida, norteamos nossa prática de Educação Humanística a partir da pedagogia crítica – social dos conteúdos do educando para a cultura de solidariedade na perspectiva de um mundo mais humano.
1- Histórico da Escola
A Escola Municipal Dois de Julho foi fundada em 1980 e foi constituída com 06 salas de aula e turmas de 1ª a 4ª série do fundamental I.
Quatro anos depois foi estendida a modalidade do ensino fundamental II.
Em 1998 ela passa a ter vínculo Municipal. Os professores da rede Estadual continuaram trabalhando na escola sendo remunerados pelo Estado da Bahia.
No ano de 2000 a Escola passou a funcionar no turno noturno e foi ampliada para 12 salas de aula. Ela tinha vinculo Estadual com a CODEVASF que assegurava a manutenção e até mesmo a hospedagem dos professores pela necessidade de ficarem uma semana na localidade de Maniçoba. Em 2001, ela foi contemplada com o ensino médio durante 03 anos. Após esse período, passou a responsabilidade para o Estado.
Hoje ela é mantida e orientada Prefeitura Municipal de Juazeiro e se orienta por ela nas normas do sistema Municipal de Ensino através do Departamento Municipal de Educação.
...