Desafio Profissional
Por: Joaopedefeijao • 3/6/2016 • Artigo • 2.635 Palavras (11 Páginas) • 596 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO ARAÇATUBA
LETRAS – LICENCIATURA EM PORTUGUÊS E INGLÊS / LÍNGUA INGLESA III; SINTAXE; MÉTODOS E ABORDAGENS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA; FORMAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA; AVALIAÇÃO E CURRÍCULO
BRUNA DE LIMA SILVA RA 8902145879
DESAFIO PROFISSIONAL
ELIZANGELA JARA
ARAÇATUBA / SP
02/06/2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................................... | 03 |
PASSO 1..................................................................................................................... | 05 |
PASSO 2..................................................................................................................... | 08 |
PASSO 3..................................................................................................................... CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................................................... | 10 11 |
REFERÊNCIAS......................................................................................................... | 12 |
INTRODUÇÃO
Entre as etapas da formação acadêmica e habilitação plena do profissional da educação está a possibilidade de estudar, tentar esmiuçar e solucionar situações práticas conflitantes. Através da análise, pesquisa e comparação de teorias e dados buscamos possíveis alternativas e soluções para problemas que eventualmente podem ocorrer no ambiente escolar, bem como observar suas causas e como preveni-los.
No relatório apresentado a seguir o foco será o desenvolvimento e planejamento do currículo escolar, de métodos de avaliação e progresso dos estudantes em sala de aula além de metodologias pedagógicas (tradicionais ou alternativas) que possam garantir um desempenho escolar satisfatório e aproveitamento pleno dos conteúdos das disciplinas por todos os estudantes. Serão apresentadas especificamente duas situações de alunos com dificuldades de aprendizagem: analisando as particularidades e o contexto de cada uma, levantaremos possíveis conclusões e alternativas para sua resolução.
Temos como base todo um referencial teórico apreendido ao longo de nosso curso, principalmente nas disciplinas referentes à prática pedagógica, métodos de avaliação, planejamento de currículo escolar e multiculturalismo. É possível mencionar em especial as referências de Candau (2008) e Luckesi (2005): estas se mostram extremamente claras, completas e objetivas em apresentar reflexões e alternativas para os assuntos abordados.
A experiência prática em estágios obrigatórios também conta muito para idealizarmos uma situação mais concreta possível. Este estudo busca justamente a reflexão e análise de situações pautadas no chamado “fracasso escolar”. Levantaremos possíveis alternativas, soluções, suas causas e consequências para que esse problema possa ser estudado e debatido com mais profundidade e, consequentemente, melhor solucionado nas situações práticas que vivenciaremos em nossa rotina profissional.
O objetivo deste estudo é em especial levantar entre acadêmicos e profissionais da educação alternativas e reflexões para que os próprios educadores revejam suas estratégias metodológicas e curriculares, com isso buscando o desenvolvimento pleno das potencialidades de seus alunos. Importante lembrar que este é um trabalho envolvendo toda a comunidade escolar; é do interesse de todos, portanto, avaliar e reconsiderar as etapas do processo pedagógico estabelecendo um diálogo maior, pleno e totalmente interativo com os educandos, seus anseios e sua realidade social.
Em relação às etapas de nosso relatório, começaremos pela análise da suposta situação de alunos em dificuldade de aprendizado que foi proposta. Faremos um levantamento detalhado das limitações desses alunos, bem como suas possíveis causas e consequências (levantando algumas possibilidades de solução).
A seguir serão abordadas as estratégias pedagógicas, curriculares e avaliativas dos exemplos que foram apresentados. Com isso, a ideia é tentar definir caminhos e alternativas para chegar a um currículo reformulado, diversificado, interativo, abrangente, adequado ao cotidiano social dos estudantes. Se por um lado talvez nossa análise não apresente uma solução tão realista ou viável na prática escolar, um pouco idealizada, talvez sirva justamente para abrir um espaço de reflexão relacionado à metodologia de ensino e gestão escolar.
Por fim, é feito um apanhado geral e conclusivo sobre as análises, estudos e reflexões que tivemos ao longo deste processo. Compreendemos que existe uma “saída” para os problemas de disciplina e aprendizagem que podem ser apresentados em sala de aula: no entanto é necessário ter comprometimento e haver um esforço conjunto de toda a comunidade escolar para que o verdadeiro objetivo da educação seja alcançado: formar cidadãos plenos, dotados de conhecimento, humanidade e socialmente capacitados. Por mais complexo e trabalhoso que seja o esforço e movimento em prol da qualidade do processo pedagógico, os resultados podem atestar justamente todo o valor dessa mobilização.
PASSO 1
Principais dificuldades demonstradas pelos alunos
Leandro – dificuldade nas aulas de Língua Portuguesa, na compreensão e resolução prática e teórica de sentenças e exercícios orais e escritos relativos à gramática e sintaxe das palavras. Falta de interesse e motivação pela metodologia de ensino utilizada pelo professor, em especial pelos métodos avaliativos por ele utilizados.
Adriana – dificuldade nas aulas de Língua Inglesa em específico: desinteresse pelo currículo e estratégias abordadas. Dificuldades de interpretação, assimilação e compreensão textual e gramatical.
...