Desafio Profissional
Por: DulceM • 22/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.052 Palavras (5 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO: São Jose dos Campos - SP
CURSO: Letras
Disciplinas norteadoras: Língua Inglesa IV, Literatura de Língua Inglesa, Competências Profissionais, Educação de Jovens e Adultos, Literatura Brasileira, Semântica.
DULCE MARGARIDA SOARES
RA 12.46.45.0669
CULTURA AFRICANA NO ENSINO BRASILEIRO
TUTOR A DISTÂNCIA: JOSY ARAUJO
SÃO JOSE DOS CAMPOS / SÃO PAULO
19/11/2017
INTRODUÇÃO
Visando democratizar cada vez mais a educação, bem como prover os alunos com uma bagagem cultural ampla e diversificada, buscaremos através deste Projeto trazer todos, alunos, professores e comunidade a participarem de forma ativa e engajada para uma nova concepção da Cultura Africana e suas influências na Cultura Brasileira como um todo. Seguindo as normativas citadas na - BNCC – ato 2007-2010/2008/lei, e na Lei nº11. “““““645 Art. promulgada em 10 de março de 2008; que diz”: “ Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena”.
§ 1o “O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil”.
§ 2o “Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira”.
Diante da realidade do Brasil, onde 53% de sua população é formada por afro descente torna-se de vital importância para a preservação da cultura e identidade brasileira, a aproximação e exposição dos alunos do Ensino Fundamental e Médio a Cultura Africana. Através da qual será possível compreender melhor a formação do povo brasileiro, bem como conscientizar a população sobre a irracionalidade do racismo racial, vigente em nosso país há tanto tempo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Somente a cultura pode levar o homem à sensatez e a humanidade de seus instintos de luta pelo poder e imposição de suas ideias, portanto, a escola se torna palco imprescindível neste processo de formação de um cidadão menos egoísta e mais aberto à beleza da miscigenação da qual o povo brasileiro é formado.
Estudar de forma continua a formação de um povo, devolve ao mesmo sentimentos de auto-estima e de valor, pois sua historia passa a devolver a ele o sentimento de pertencer ao próprio meio, o que o torna um homem melhor.
A história do povo africano que foi arrancado à força de seu país, sendo comercializado como simples mercadoria, maltratado, explorado e marginalizado por tantas décadas, precisa ser resgatada e tratada com dignidade para que seus descendentes, que hoje formam a grande maioria do povo brasileiro possa ter orgulho de suas origens.
Com o olhar sobre todos estes aspectos, desenvolvemos um “Projeto Interdisciplinar” que terá inicio numa data marcante e conquistada a duras penas por movimentos negros no Brasil: Dia 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra no Brasil”.
PROJETO INTERDISCIPLINAR
O projeto constituirá no desenvolvimento de temas específicos sobre a Cultura Afro Brasileira, a partir do dia 20 de novembro dia da Consciência Negra no Brasil.
No inicio do mês de novembro, na nossa reunião mensal de professores, levei a eles a problemática de nossos alunos e comunidade, que devido à baixa renda e consequentemente baixa auto-estima, ainda sentiam-se discriminados pela cor da pele e que isso os impedia de buscar novas oportunidades ou mesmo vislumbrar uma saída positiva.
Consegui envolver os professores, que logo se prontificaram a participar do projeto e a buscar criar no ambiente da escola, uma atmosfera menos severa e mais acolhedora.
Partindo da necessidade de mais bibliografias sobre o tema Cultura Afro Brasileira, cada professor ficou responsável por desenvolver um tema com sua turma. Decidimos que o dia inicial, marco do nosso projeto, seria o dia da consciência negra.
Para tal dividimos as tarefas entre as diversas disciplinas e cada um ficou responsável
por uma ação no dia: músicas, danças, comidas, capoeira, candomblé e a própria história dos negros no Brasil.
...