EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por: vaneortiz • 3/11/2015 • Artigo • 289 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Infelizmente, quando a inclusão das crianças com necessidades especiais aconteceu nas escolas estaduais ou particulares, a escola em sim, todo o corpo escolar como administração, direção, professores, alunos e seus familiares, não estavam preparados para esse acontecimento.
Os professores estavam acostumados a educar seus alunos de uma forma, e foram surpreendidos com a entrada de alunos especiais.
Muitos educadores mesmo participando de cursos específicos para a inclusão desses novos alunos a dificuldades foram imensas.
Percebe-se a falta de preparo só o corpo docente, mas também, de toda estrutura escolar.
O objetivo da Rede Pública de Ensino ao inserir essas crianças no ambiente escolar é de mostrar que a criança especial não é diferente de outras crianças. E sim, de mostrar todos possuem condições de aprender.
Neste contexto a participação dos familiares é muito importante, pois é na família que a criança com necessidade especial se sente segura e fortalecida.
Vejo hoje que a forma como os alunos especiais estão sendo educados na rede pública de ensino é errada, pois não é desenvolvido projeto algum para eles. Muitos vão a escola simplesmente por ir. Como o professor titular não possui um auxiliar para ajudar esses alunos durante a aula, percebo que os mesmo não evoluem apenas passam o tempo.
Não é por que são alunos especiais que não devam aprender. Vemos em diversas entrevistas que as crianças especiais possuem condições intelectuais de se desenvolverem.
Algumas vezes desse aprendizado pode ser mais lento, mas não o incapacita de ser um profissional de sucesso, e na maioria das vezes no meio acadêmico, na saúde, na culinária, enfim em todas as áreas.
Ser especial não significa ser incapacitado se sim precisar de uma atenção especial.
Se essas crianças forem educadas e encorajadas hoje, com certeza farão a diferença amanhã.
...