FACULDADE DE ETNODIVERSIDADE CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
Por: Maria Poliana Da Silva Rocha Da luz • 10/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.054 Palavras (5 Páginas) • 228 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA
FACULDADE DE ETNODIVERSIDADE CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
Roteiro do 2º TEMPO COMUNIDADE
Discente: Jorgeleno Gomes da Luz
Nesse segundo Tempo-Comunidade tenho como OBJETIVO PRINCIPAL
conhecer e caracterizar a organização do trabalho pedagógico, o currículo escolar, as condições profissionais dos docentes e a relação escola-SEMED-Movimentos Sociais-Famílias nas escolas de educação básica do campo na Transamazônica e Xingu, minha pesquisa será desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Júlia localizada na comunidade São Pedro, PA Grotão da onça no município de Anapu Pará, buscarei refletir criticamente sobre os problemas, as demandas e as mudanças necessárias para aproximar a escola do conceito de Educação do Campo. Irei utilizar os seguintes passos para de coleta de dados.
- OBSERVAÇÃO DIRETA – consistirá em uma imersão orientada no espaço a ser observado, interagindo de forma pessoal e estreita com os sujeitos, porém sem intervir nesse contexto. Fazer o registro escrito e descritivo do trabalho pedagógico em suas nuanças e pequenos detalhes, onde passarei um dia na escola Santa Julia.
- ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA – consistirá em um diálogo com os sujeitos entrevistados a partir de questões pré-selecionadas, às quais vão-se acrescentando outras questões no momento da conversa, de acordo com a revelação ou não de dados importantes para a pesquisa tendo em vista os objetivos da mesma.
Questionários para entrevista:
● INFRA-ESTRUTURA DAS ESCOLAS E RECURSOS FINANCEIROS:
A pergunta será feita aos docentes e administradores sobre:
1- Dimensão/espaço físico da escola (tamanho; tipo de construção; onde funciona, localidade; como e quando a comunidade conseguiu o espaço da escola. Há banheiros adequados? Há biblioteca? Quadra esportiva? Espaço para recreação? Hortas?)
2- Recursos materiais (há disponíveis em número suficiente e em qualidade para os alunos, professores, secretaria da escola, biblioteca?...) ✓ Número de alunos por turmas/séries.
3- Recursos financeiros da escola: Quais? Qual origem (gov. federal, estadual e/ou municipal? Como a escola decide sobre o uso destes recursos?...)
● RELAÇÃO ESCOLA – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – MOVIMENTOS SOCIAIS – FAMÍLIAS
-Sera observado, descrevido, e perguntado aos docentes, administradores, lideranças e pais sobre:
- Participação da comunidade na escola (Como se dá e através de que meios? Há Conselho Escolar? Quem o compõe? As famílias, as lideranças comunitárias e o pessoal da SEMED/SEDUC participam deste conselho?)
- Como avalia o trabalho realizado pelos coordenadores, técnicos da SEMEC e/ou SEDUC em relação à escola?
- Como é a relação secretaria de educação e escola (Como se dá? Como o coletivo escolar se sente nesta relação?)
- Os movimentos sociais (STTRs, associação de trabalhadores rurais, SINTEPP, etc.) participam da escola? Como? Em que situações?
● SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO
Observado, descrevido, e perguntado aos docentes, administradores, lideranças e pais sobre:
- Pessoal docente: situação profissional (Concursados? Contratados? Como/quando chegaram a ser professores desta escola? Há plano de cargo e salários? São sindicalizados?)
- Equipe técnico-pedagógica (Coordenadores pedagógicos, diretores..... Há? Como se dá a atuação? Qual relação com os professores/as?...)
- Nível de escolarização dos docentes e do pessoal de apoio administrativo.
- Formação continuada (como/quando acontece/ traz resultados/contribuições para a escola?).
● CURRÍCULO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
- Que tipo de currículo está presente na escola do campo? ( marcarei a opção que na minha opinião observei está presente na escola)
( ) trata a educação do campo em sua especificidade visando o atendimento dos sujeitos do campo de acordo com suas necessidades e reivindicações, seu contexto, sua cultura, sua visão de mundo, sua forma de se relacionar com a terra, o meio ambiente e seus modos de organização familiar e trabalho.
...