Fonética
Por: liberto • 1/6/2015 • Dissertação • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 207 Visualizações
Sumário[pic 1]
- Introdução........................................................................................................................4
2 Segmentos Vocálicos. Tabela fonética vocálica. Sistema vocálico do português brasileiro......................................................................................................................................5
3 Vogais tônicas orais, vogais pretônicas, postônicas e nasais............................................6
- Ditongos crescentes e decrescentes..................................................................................8
5 Fonemas e alofones.........................................................................................................9
6 Considerações Finais.....................................................................................................10
BIBLIOFRAFIA.....................................................................................................................................11
[pic 2]
Introdução
Ao diferencias a língua e a fala, percebemos que a língua é o idioma que o nativo fala, e a fala é a forma que o idioma é falado, sendo que isso difere em cada região. Há diversos tipos de falantes em uma mesma língua, podemos observar que cada região há um dialeto diferente de uma mesma língua.
É ai que entramos no estudo da língua, mas a diferença quando se fala de Fonética e Fonologia. A Fonética trabalha a natureza física dos sons e da fala, sendo as principais áreas:
- Fonologia Articulatória
- Fonética Auditiva
- Fonética Acústica
- Fonética Instrumental
Já a Fonologia, estuda a diferença de combinação de linguagens caracterizando as sequências de sons. A Fonologia é a parte central da Linguística.
[pic 3][pic 4][pic 5]
Segmentos Vocálicos. Tabela Fonética Vocálica
Os Segmentos vocálicos são produzidos através de uma divisão, a qual tem como objetivo auxiliar-nos nas transcrições fonéticas do português e na caracterização das vogais do idioma. Eles são descritos levando em consideração alguns aspectos. Sendo eles: posição da língua em termos da altura, posição da língua em termos anterior ou posterior, arredondamentos ou não dos lábios.
Nós dividimos as vogais em:
- Vogais orais tônicas;
- Vogais pretônicas (Precedem a vogal tônica);
- Vogais postônicas (Seguem a vogal tônica);
Tabela Fonética Vocálica
[pic 6]
Vogais tônicas orais, vogais protônicas, postônicas e nasais
Em nosso sistema vocálico nós temos alguns tipos de vogais que é interessante ressaltar.
Vogais Tônicas Orais
As Vogais tônicas orais são produzidas pelo ar, usarei alguns exemplos para melhor compreensão, o símbolo [‘] servirá para destacar a silaba com a vogal oral.
Exemplos:
VIDA [‘VIDA]
SACI [SA’CI]
ACARAJÉ [AKACARA’JE]
Vogais Protônicas
Essas vogais são pronunciadas de maneira idêntica em qualquer variedade brasileira, exemplo: cueca, modelo, entre outros. A variação entre os segmentos, é que alguns deles marcam a variação dialetal. Vemos um exemplo citado no livro de pesquisa:
MODELO [MODELO]
Há alguns lugares que ocorre uma substituição do [U] com o [O]
MODELO [MUDELO]
Vogais Postônicas
Essas vogais são agrupadas em vogais postônicas finais e vogais postônicas medias, sendo as finais correspondente morfologicamente ao sufixo do gênero em substantivos e adjetivos sendo eles; i.e,a,o.
Exemplos: JÚRI, MATO
A pronúncia dessas letras depende da variação dialetal.
Vemos dois exemplos a seguir:
DOCE [‘DOSI] ou [‘DOSE]
PULO [‘PULU] ou [‘’PULO]
As vogais postônicas mediais são as vogais entre a vogal tônica e a vogal átona.
Exemplos:
TRÁFICO – TRÁF[I]CO
CEDÚLA – CÉD[U]LA
Algumas dessas vogais se diferenciam em alguns dialetos da língua.
Vogais Nasais[pic 7]
São produzidas com o abaixamento do véu palatino permitindo que o ar penetre na cavidade nasal. Adotamos o símbolo [ã] para identificarmos essa vogal.
...