Fundamentos da Teoria Linguística PORTFÓLIO – CICLO 2
Por: Jair Dias Augusto Junior • 4/10/2020 • Trabalho acadêmico • 999 Palavras (4 Páginas) • 304 Visualizações
ATIVIDADE
Descrição da atividade
Nas unidades anteriores, compreendemos a centralidade do pensamento saussuriano para a cientificização do pensamento sobre a linguagem. A partir das dicotomias propostas pelo autor, foi possível organizar o pensamento linguístico e proceder a construção de um referencial teórico-metodológico que sistematizou o olhar para esse objeto de estudos que, embora não novo, foi recortado em perspectiva diversa pelo linguista genebrino. De posse de tais informações, leia o excerto a seguir e discuta:
Mas o que é a língua? Para nós, ela não se confunde com a linguagem; é somente uma parte determinada, essencial dela, indubitavelmente. É, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade de linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos (SAUSSURE, 2004, p. 17).
Como Saussure concebe as noções de língua e linguagem? Escreva um breve comentário no qual exponha o contraponto com suas próprias palavras, sublinhando a relevância desta distinção para a definição do objeto da Linguística. Explique o caráter social da língua para o autor. Você pode trazer exemplos, se julgar pertinente, bem como expandir sua pesquisa para outros materiais.
Depois de concluir sua atividade, poste-a no Portfólio.
(Plano de estudo/Guia de estudo, p. 11)
Desenvolvimento da atividade
“Sentimos uma angústia de cor diferente,
de mulheres diferentes
São tantos sentimentos
Tem um que nem tem nome
É difícil, a maioria não nos entende,
Achamos que é vontade de dizer o que pensamos
A dor das palavras entaladas em nossa garganta
E a nossa língua que a rasga lentamente,
De tanta vontade de dizer o que pensamos(...)”.
Hellen Gusmão (13 anos)
no livro Poesias ao vento, 2017, p.26.
Ferdinand de Saussure (1857- 1913) nasceu em Genebra e desde adolescente já se interessava por linguística, seus estudos possibilitaram o desenvolvimento da linguística como uma ciência autônoma.
Sobre os conceitos de Língua e Linguagem, objetos desse trabalho, podemos começar situando a língua dentro de uma das quatro dicotomias Saussurianas, que organizam conceitos que apesar de distintos, são inseparáveis: Sincronia (recorte da estrutura da língua hoje) e Diacronia (ênfase na evolução histórica da língua); Sintagma (associação das unidades do sistema linguístico, combinação) e Paradigma (exclusão das unidades do sistema linguístico, escolha); Significante (forma, representação do signo) e Significado (conteúdo, conceito ligado a palavra); e a que mais nos interessa nesse momento, a Língua (sistema de signos, o todo, de uso social) e a Fala (uso individual da língua, a escolha de cada um, discurso).
Para Saussure (2006) então, a língua é um sistema de valores, um princípio de classificação, um conjunto de convenções necessárias adquiridas pela educação formal ou informal, possui uma homogeneidade e é o objeto da linguística propriamente dito.
Quando entramos no conceito de linguagem entendemos melhor a questão estrutural que envolvem todos esses conceitos, pois o ser humano nasce com uma capacidade (faculdade) natural de se comunicar, capacidade essa vital para a sua existência enquanto ser social, pois desde antes da saída da barriga da mãe dependerá daqueles que estão ao redor, logo precisará emitir sinais. O conceito de linguagem, então, abrange todas as formas de comunicação. Podemos pensar aqui nas diferentes línguas faladas no mundo como instrumentos para regular a comunicação, assim essas diversas línguas faladas são alguns dos elementos da linguagem. Sausurre nos alerta que uma vez que a linguagem é um instinto natural ancestral, “a língua deveria subordinar-se a ela”, porém marca também que entre tantas dualidades...”Somente a língua parece suscetível de uma definição autônoma e fornece um ponto de apoio satisfatório para o espírito” (SAUSSURE,
...