HISTORIAS EM QUADRINHOS
Por: joycenx • 16/9/2017 • Projeto de pesquisa • 2.776 Palavras (12 Páginas) • 474 Visualizações
[pic 1]
JOYCE NELY XAVIER DOS SANTOS RA: 1412374
PRÉ PROJETO
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO GÊNERO TEXTUAL: UMA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NO 6º ANO DO ESINO FUNDAMENTAL.
[pic 2]
BAURU/SP
2017
- INTRODUÇÃO
O PCN (Parâmetro Curriculares Nacionais) foi criado na década de 90 para dar uma referência didática para organizar o curriculum da Educação Fundamental, e sua função é orientar e garantir os investimentos no sistema educacional, socializando discursões, pesquisas, é uma proposta para ajudar os professores nas orientações, e tem como objetivo auxiliar o professor no seu trabalho, na elaboração das aulas.
O PCN da Língua Portuguesa (PCN -EF.1999, p. 21.), propõe que “utilização dos Gêneros Textuais para a efetivação dos processos de ensino e aprendizagem, tendo como justificativa proporcionar o desenvolvimento de diferentes habilidades comunicativas a partir da relação entre texto e contexto e suas funções sociais para que o aluno reconheça a funcionalidade dos conteúdos e das atividades trabalhadas em sala de aula para a sua vida social. ” O ensino hoje no que diz respeito a leitura e a escrita, não é muito praticado pelos alunos, eles leem, mas por obrigação, a leitura ensina, promove cidadania, e adquirimos mais conhecimento e cultura, já a escrita é transmitir as ideias necessárias que estão em nossa mente, entretanto, além de atuar como importante instrumento de transformação social. Este trabalho visa o uso histórias em quadrinho no 6 º ano do E.F., por se tratar de um gênero da língua portuguesa, irá motivar os alunos a ter o gosto da leitura, ajudará a estimular a criatividade e melhorar seu vocabulário.
Para melhor entendermos o conceito de gênero, tomei como aportes teóricos estudiosos linguistas como: Bakhtin (1997), Marcuschi (2003) e Dolz e Schneuwly (1999), e as pesquisas feitas esses estudos tratam da natureza do gênero textual com diferentes enfoques teóricos, Eisner, Vergueiro, Ramos e Oliveira.
- OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais
Este trabalho pretende demonstrar como os gêneros textuais: histórias em quadrinhos é de grande importância para despertar o interesse dos alunos para o uso da leitura e contribuir para a formação da escrita.
2.2 Objetivos Específicos
Aprimorar a oralidade, analisar a gramática por meio das histórias em quadrinho; conhecer esse gênero textual em sua estrutura e função, percebendo características da linguagem das histórias em quadrinhos; estudar os tipos de balões, sequência de diálogos, temática, etc..; enfatizar a relevância de se envolver a leitura com alunos do 6º ano do E.F., caracterizar as histórias em quadrinhos como recurso de ensino pedagógico; surgimento das histórias em quadrinhos.
- JUSTIFICATIVA
Para justificar a escolha desse tema foi a questão sobre a importância da leitura e da escrita, e como base, os Gêneros textuais que vive diariamente em nosso cotidiano por meio da linguagem, por possuir linguagem verbal e não verbal e por serem uma leitura mais leve, ter ironia, intertextualidade, humor e com variados tipos de personagem e coloridas, vai proporcionar os alunos, a se interessar no gosto da leitura, com isso ajudaria o aluno a formar-se como leitor e escritor de um gênero textual. O trabalho tem como público alvo estudantes do 6º ano, diante da dificuldade e necessidade de intensificar a prática da leitura e escrita buscou -se uma forma lúdica de trabalhar com gêneros Histórias em Quadrinhos, com esse gênero eles irão promover interesse pela leitura e ajudá-los na identificação das características e funcionalidades, melhorando a leitura, e a interpretar para que eles possam já aprender identificar a linguagem, localizar, criar, enriquecer o vocabulário por meio da linguagem oral escrita e principalmente a interpretar textos a definição e as características dos Gêneros Textuais.
Trabalharei na teoria um pouco como foi o surgimento das HQs seus elementos que caracterizam as linguagens, balões onomatopeia, interjeição legenda) colocar em prática atividades pedagógicas com revistas em quadrinhos de vários personagens.
- REFERENCIAIS TEÓRICOS
Esse estudo tem como objetivo correlacionar teorias sobre gêneros textuais com a abordagem apresentada nos PCNs de Língua Portuguesa no ensino fundamental.
A leitura está exatamente relacionada a escrita, é um elemento fundamental para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos e uma das grandes responsáveis pelas transformações ocorridas. Ela colocadora na imaginação, fortalece o raciocínio, na cultura e a formação do sujeito inclusão social do homem. Tendo argumentação na visão crítica do mundo.Para o PCN a leitura e a escrita são uma importância muito grande o aluno tornara a ser um leitor competente e apto. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais leitura:
[…] é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo o que sabe sobre a língua. Não se trata apenas de extrair informações da escrita, decodificando-a, letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica, necessariamente, compreensão na qual os sentidos começam a ser constituído antes da leitura propriamente dita. Qualquer leitor que conseguir analisar sua própria leitura constatará que a decodificação é apenas um dos procedimentos que utiliza quando lê. (PCN, 1997, p.53).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa (1998) propõem a utilização dos gêneros textuais como objeto de ensino para a prática de leitura, produção e sugerem o lugar do texto oral e escrito como a concretização de um gênero, e, por isso, defendem os gêneros como fortes aliados no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Foi a partir dessa proposta que o contexto de uso e a esfera de circulação dos gêneros textuais foram considerados importantes no ensino da língua, pois até então, prevalecia o estudo da forma e do conteúdo descontextualizados.
...