Lei Das XII Tábuas
Dissertações: Lei Das XII Tábuas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: otavia • 2/12/2014 • 541 Palavras (3 Páginas) • 438 Visualizações
§ - 9 - Sumário: 1 – principais povos autóctones; 1.1 – os tartéssios; 1.2 – os ibéros; 1.3 – os celtas; 1.4 – os celtiberos; 1.5 –franco-pirinaicos; 2 – colonizações; 2.1- os feníncios; 2.2 – os gregos; 2.3 – os cartaginenses.
1- Principais povos autóctones
Os povos que dominavam a península antes da chegada dos Romanos, eram os povos autóctones, os quais demonstravam algumas diferenças culturais entre si. Uns limitavam-se à reduzida produção agrícola e pecuária, enquanto outros, ao lado de uma economia agrária prospera, tiveram atividades industriais e mineiras, assim como intercâmbios mercantis, sendo estes últimos os primeiros a usar a moeda.
Não obstante da grande variedade de raças, estes povos reconduiziam-se a cinco grupos fundamentais: Tartéssios, Iberos, Celtas, Celtiberos, e Franco-Pirenaicos, dividindo-se cada um destes grupos étnicos em vários povos.
1.1- Os Tartéssios, eram o povo mais culto e adiantado da Península, encontravam-se estabelecidos a sul, na região delimitada pelo rio Guadiana, destacando-se deste povo os Turdetanos, que ocupavam a bacia do baixo Guadalquivir.
1.2- Os Iberos, encontrados na orla marítima, expandiram-se para interior através das atuais regiões da Catalunha e de Aragão, pertencendo a esta raça os Cantabros e os Cantábricos, que se fixaram nas montanhas do Oriente das Astúrias e Santander.
1.3- Os Celtas, ocupavam o Noroeste e o Sudueste, zonas que correspondem ao Minho e à Galiza actuais e ao sul do rio Tejo, com exceção do atual território algarvio, então habitado pelos Cónicos. Naquela primeira área tomaram o nome de Galaicos, abarcando uma considerável série de povos que se polarizavam no grupo dos Lucenses e no dos Bracarenses.
1.4- Os Celtiberos, resultam de uma fusão de dois povos, os Celtas e os Iberos. Trata-se de um dos grupos mais importantes da Península, onde se incluíam os Lusitanos, situados entre os rios Douro e Tejo.
1.5- Os Franco-Pirenaicos, localizavam-se no extremo norte da Península, a que corresponde a actual região de Navarra, apontando-se aos povos deste grupo uma significativa expansão cultural, destacam-se entre eles os Vaconsos, que se estendiam por uma área que abrangia a atual cidade de Pamplona.
2.Colonizações estrangeiras
Os povos que mais contribuíram para o progresso cultural e conómico dos povos indígenas foram os fenícios, os Gregos e os Cartaginenses.
2.1 - Os Feníncios, caraterizam-se como um povo de comerciantes e navegadores da Ásia Menor, conseguindo alcançar a hegemonia mercantil do Mediterrâneo. Os interesses mercantis, levaram este povo a estebelecer várias colónias e feiturias ao longo da costa africana, onde subressai Cartago, esses mesmos interesses trouxeram os Feníncios até à Península, onde fundaram, entre outras, a cidade de Càdiz.
2.2 - Os Gregos, que se sucedram aos Feníncios, os quais viram a sua presnça na Península entrar em fase regressiva durante o século VII, também vieram movidos por motivos comerciais, tendo criado algumas colónias na Andaluzia oriental, expandindo-se posteriormente para o Norte.
2.3 - Os Cartaginenses, entretanto,
...