Linguistica Textual
Casos: Linguistica Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilaemanuela • 26/4/2014 • 2.567 Palavras (11 Páginas) • 743 Visualizações
Centro de Educação à Distância
Universidade Anhanguera – Uniderp
Tutora à Distância: Elizangela Jara
Tutora Presencial: Michelly Matos Amaral
DISCENTES: Camila Malheiros Amorim Paixão RA – 330604
Regiane Amorim de Araújo Lima RA-298442
Janileide Barros Vieira Portela RA - 348664
Juliana Rodrigues de Souza – RA – 289150
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA TEORIAS DO LETRAMENTO SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA ROSIMEIRE FARIAS
RESUMO:
O presente relatório tem como tema central alfabetização e letramento é de extrema importância para o professor que domine os conceitos de alfabetização e letramento e entender como o letramento acontece nas atividades em sala de aula com os seus alunos, na medida em que estes se alfabetizem. Alfabetização e letramento se somam um é dar condições ao sujeito de ser capaz de ler, (decodificar) e escrever (codificar) além de fazer uso adequado da língua escrita, significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita. O outro é resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever levando o aluno ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita, finalidade maior na educação. Dessa forma, entendemos a aprendizagem da leitura e da escrita como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso que é a : alfabetização e o letramento. Assim, buscando novos caminhos e novas posturas de trabalho para a Alfabetização tem sido uma das metas essenciais do educador alfabetizador. Os principais objetivos da pesquisa foram conhecer como acontece a alfabetização e o letramento e no que isso irá se repercutir no desenvolvimento dos alunos.
1. INTRODUÇÃO:
Sabemos que ensinar a ler e a escrever constituiu-se como um dos principais objetivos das instituições escolares, além de representar um de seus maiores desafios, porém, na maioria das vezes as discussões realizadas sobre o tema no Brasil tinham seu foco no método mais eficaz a ser utilizado. Nesse sentido, buscaremos nesse artigo abordar a relação entre alfabetização e letramento, destacando algumas abordagens que visam conceituar, descrever ou explicar esses fenômenos a partir de um posicionamento político, social e pedagógico.
O presente trabalho apresenta alfabetização e letramento, esse trabalho surgiu como forma de buscar conhecimentos no contexto de alfabetização e letramento em sala de aula. Identificar esses processos no contexto de aprendizagem é de extrema importância para o professor ter conhecimento dos conceitos de alfabetização e letramento, a fim de compreender em que momento ocorre e como instiga-los. A alfabetização e letramento se juntam, formando eixos de conhecimento. Como: 1° compreensão e valorização da cultura escrita; 2° apropriação do sistema de escrita; 3º leitura; 4º produção de textos escritos; 5° desenvolvimento da oralidade. Diante dessas afirmativas, não podemos perder o foco e desconsiderar a especificidade da aquisição do sistema de escrita, sem perder de vista as práticas sociais de leitura e escrita. Além de trabalharmos com uma diversidade de textos que circulam socialmente, devemos levar os educandos a construir o sistema de escrita alfabético, cabendo à escola pensar e considerar essas técnicas tão importantes como: alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. Significa que já compreendemos que nosso problema não é apenas ensinar a ler e a escrever, mas é também levar as crianças a fazer uso da leitura e da escrita, envolver-se em práticas sociais de leitura e escrita. Sabemos que o nível de letramento de grupos sociais relaciona-se com as condições sociais, culturais e econômicas. É preciso que haja, condições para o letramento .Alfabetização e letramento se somam. Alfabetizar é dar ao sujeito condições de ser capaz de ler, (decodificar) e escrever (codificar) bem como fazer uso adequado da língua escrita, significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita. Alfabetizar letrando é uma abordagem bastante atual no cenário da educação. O letramento está muito presente nos dias de hoje, até mesmo na educação infantil as crianças vivem em um mundo cheio de estímulos visuais, propagandas, ou seja, desde muito pequenos, estão imersos em um mundo letrado. Nada mais natural estas crianças interessarem-se em o que quer dizer as letras dos livros, as músicas que escutam entre outros. Como professores podemos oferecer um espaço de acesso á leitura e a escrita antes do ensino fundamental, sem que isso prejudique a aprendizagem lúdica que as crianças pequenas devem ter. A aprendizagem da língua escrita não depende, principalmente, de habilidades consideradas como pré-requisitos para que a criança possa ser alfabetizada, mas resulta da interação entre o individuo e a língua escrita, como sujeito do conhecimento.
2. DESENVOLVIMENTO:
A alfabetização e o letramento já ocorrem normalmente com as crianças de educação infantil os mesmos antes do ensino fundamental devem ter acesso tanto às atividades de introdução ao sistema alfabético e suas convenções, a alfabetização, como também práticas sócias de uso da leitura e da escrita, o letramento, pensar em alfabetização e letramento é remeter-se a diversas fronteiras quais se delineiam conceitos recentes que chegam ao Brasil na década de 80.
Conforme soares 2004 na visão da autora a invenção do letramento surgi da necessidade de reconhecer e nomear pratica sociais de leitura e de escrita mais avançada e complexa que as praticas do ler e escrever resultantes da aprendizagem do sistema da escrita trabalhando de forma lúdica partindo do interesse da vivencia dos pequenos educandos.
Podemos afirmar que a leitura e a escrita têm sim um espaço muito importante na educação infantil. Não
...