O CONTEXTO CULTURAL DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
Por: Marcélia Adna • 11/4/2016 • Trabalho acadêmico • 285 Palavras (2 Páginas) • 391 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
INSTITUTO UFC VIRTUAL
CURSO DE LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA
LITERATURA BRASILEIRA II
PROFESSORA: ARLENE FERNANDES VASCONCELOS
O CONTEXTO CULTURAL DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
MARCÉLIA ADNA PINHEIRO CASTRO
ITAPIPOCA – CE
2016
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Comentar os capítulos VI e XVIII de Quincas Borba, relacionando-os ao pensamento do período realista.
O realismo dessa obra é bem perceptível devido a objetividade presente em toda ela. O pessimismo nas relações sociais também é outra característica marcante. A análise pscológica dos personagens é mais uma característica dessa obra do período realista.
Esse capítulo destaca aspectos da psicologia humana, através da explanação de um caso específico, quando Quincas Borba narra a morte de sua avó. Como mostra a passagem a seguir:
[...] — Foi no Rio de Janeiro, começou ele, defronte da Capela Imperial, que era então Real, em dia de grande festa; minha avó saiu, atravessou o adro, para ir ter à cadeirinha, que a esperava no Largo do Paço. Gente como formiga. O povo queria ver entrar as grandes senhoras nas suas ricas traquitanas. No momento em minha avó saía do adro para ir à cadeirinha, um pouco distante, aconteceu espantar-se uma das bestas de uma sege; a besta disparou, a outra imitou-a, confusão, tumulto, minha avó caiu, e tanto as mulas como a sege passaram-lhe por cima. Foi levada em braços para uma botica da Rua Direita, veio um sangrador, mas era tarde; tinha a cabeça rachada, uma perna e o ombro partidos, era toda sangue; expirou minutos depois.
“Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.” Essa parte do texto demonstra uma visão realista de que o homem quer apenas o que traz vantagens para ele, e isso constitui uma característica sua.
...