O Currículo e Políticas Públicas
Por: 2100 • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 746 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Currículo e Políticas Públicas
Curso: Letras - Português
Professora: Rosani Casanova Junckes
Nome do aluno: Paulo Henrique Porto Alves
Data: 31/08/15
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia atentamente o enunciado e responda as questões a seguir:
Questão 1:
Assista novamente ao vídeo Educação, Globalização e Neoliberalismo (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=SmPenEeOPdk>. Acesso em: 20 fev. 2014) e releia o primeiro capítulo de nosso livro didático: Globalização e Políticas Educacionais.
Feito isso, escreva uma síntese com no máximo 08 linhas, respondendo à seguinte questão:
Atualmente, quais as mudanças ocorridas na educação em relação à globalização, levando em consideração o contexto histórico? (2,5 pontos)
R: Globalização e neoliberalismo são, sem dúvida, marcas de nosso tempo. O contexto atual, no Brasil - e no mundo - é marcado pela abertura política e principalmente econômica. Crescem as corporações, as mega-fusões entre as indústrias nos mais variados setores em busca de “sobrevivência”, pois, do contrário, o destino é a bancarrota. De modo paradoxal, algumas “fronteiras” caem diante de um mercado mundial que se expande, outras se reforçam. Progressivamente, os países estão perdendo a autonomia econômica e, junto com ela, sua autonomia política.
Questão 2:
Releia o artigo Educação em Direitos Humanos (Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/educar/redeedh/bib/betto.htm>. Acesso em: 20 fev. 2014).
Conforme o texto, responda: O que você pensa sobre a falta de capacitação aos agentes educadores que atuam na sociedade? Por quê? (2,5 pontos)
R: Sem número suficiente de professores formados adequadamente, profissionais sem diploma de ensino superior estão dando aulas em escolas de ensino fundamental do país. Valorizar a profissão e melhorar a formação dos professores é o primeiro passo para alcançar resultados educacionais efetivos. Sem formação adequada, os professores têm dificuldades em ensinar seus alunos apropriadamente. Todas as profissões têm seus métodos de trabalho: o engenheiro aprende a fazer os cálculos, o professor deveria aprender a dar aula bem. Seria em um curso adequado de licenciatura o lugar em que os docentes deveriam aprender as técnicas para melhorarem suas aulas. Mas os cursos universitários também precisam ser repensados. As licenciaturas não estão formando professores profissionais, essa é a questão.
Questão 3:
Participação no Fórum: “Como a educação no âmbito das políticas públicas é tratada, atualmente, em sua cidade?” (1,0 ponto)
Questão 4:
Esta questão demandará de você dois tipos de pesquisa. Tendo em vista o que foi estudado em nosso material didático. Elabore, em uma página do Word (doc.), um painel ilustrativo, sobre o seguinte tema: Globalização no contexto educacional.
Para isso:
a) Pesquise, na internet, sobre o painel ilustrativo (O que é? Como fazer?), para que a sua resposta esteja no formato solicitado. (1,0 ponto)
...