TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Unidade de Guarulhos (SP)

Curso de Letras Português / Inglês

Disciplinas norteadoras:

Direitos Humanos; Fonética e Fonologia; Língua Inglesa l; Teoria Literária e Teoria do Letramento

  Karina Kelim Leal Barbosa

RA: 6099645395

PROPOSTA INTERVENTIVA DE ATRAZO NA ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS DO SEXTO ANO COM GRAVES PROBLEMAS
DE ALFABETIZAÇÃO

Lais Helena Nantes Barbosa

Guarulhos/ SP

2017

[pic 2]

 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Unidade de Guarulhos (SP)

Curso de Letras Português / Inglês

Disciplinas norteadoras:

Direitos Humanos; Fonética e Fonologia; Língua Inglesa l; Teoria Literária e Teoria do Letramento

  Karina Kelim Leal Barbosa

RA: 6099645395

PROPOSTA INTERVENTIVA DE ATRAZO NA ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS DO SEXTO ANO COM GRAVES PROBLEMAS
DE ALFABETIZAÇÃO

Desafio Profissional apresentado como requisito parcial para obtenção de notas das disciplinas Língua Inglesa I, Fonética e Fonologia, Teoria Literária, Teoria do Letramento e Direitos Humanos, curso de Letras, modalidade online da Universidade Anhanguera-Uniderp. 

Lais Helena Nantes Barbosa

Guarulhos/ SP

2017

       SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO....................................................................................................4

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ..........................................................................5

3 - PROPOSTA INTERVENTIVA..............................................................................6

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................8

5 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................9

1-INTRODUÇÃO              

Abordaremos aqui soluções para sanar problemas de alfabetização e aprendizagem em alunos do sexto  do ensino fundamental   onde a escola deverá repensar o seu papel dentro do contexto social do aluno levando em consideração os valores culturais  e buscar práticas que envolvem a escrita das práticas sociais vivenciadas pelos alunos levando o entendimento do letramento que  pode ser empregado de diversas formas como narrativa, contos, a informática, televisão e textos verbais e não verbais. Deve-se trabalhar as muita facetas da alfabetização na identificação das relações entre fonema-grafemas assim como a decodificação da língua escrita integrando assim a alfabetização e o letramento.

Toda criança tem assegurado pelo estatuto criança e do adolescente o direito ao estudo e é dever da escola fornecer meios de zelar por um bom desempenho ao educando.  

 

 


2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A escola deverá traçar habilidades e competências que farão com que o aluno tenha contato com os aspectos textuais na modalidade oral e escrita da língua portuguesa em diferentes situações de comunicação de acordo com a condição  do aluno com falante, ouvinte, leitor e escritor proporcionando uma reflexão mais amplas sobre a real utilização da língua materna. Deve-se lavar o aluno a observância de que ele deve ter melhor reflexão sobre a verdadeira utilização da língua e fazer com que percebam que o texto é necessidade social e que os saberes têm o objetivo de ampliar o seu letramento, melhorando efetivamente sua participação na sociedade em que vivem. Sendo este um direto do aluno que consta no estatuto da criança e do adolescente artigo 53 que diz que a criança e o adolescente têm direito a educação, visando em pleno direito de sua pessoa para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. E o dever do estado em assegurar este direito no artigo 54.  

             


3 – PROPOSTA INTERVENTIVA  

               

Em situações em que alunos do sexto ano com dificuldades relacionadas a escrita como interferência da fala na escrita, acentuações gráficas e problemas sintáticos. Faz com que o corpo docente faça uma proposta interventiva que promova estratégias para melhorar o uso da língua materna nos aspectos linguísticos e textuais dentro da realidade sócio cultural de cada aluno.

Na sala de apoio será feito um estudo individualizado sobre todo histórico do alunos e a partir deste principio, será aplicado metodologias dentro do contexto sócio cultural do aluno, gerando assim, maior interesse e consequentemente maior foco de aprendizagem com foco no contexto do letramento e alfabetização. Pois ambos são correlacionados com facetas específicas em cada processo e para cada aluno de forma diferenciada.

Será plicado em sala de aula método deferentes de alfabetização como método sintético que estabelece uma correspondência entre o som e grafia, entre o oral e o escrito. Este método é dividido em três tipos o alfabético o fônico e o silábico.

O método analítico onde a leitura é um ato global e audiovisual com histórias, frases e palavrões que depois é dividido em palavras, e depois é extraído os elementos mais simples.

O método Alfabético conhecido como soletração que tem como principio a decoração oral das letras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (181.3 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com