TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.391 Palavras (10 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Unidade de Guarulhos (SP)

Curso de Letras Português / Inglês

Disciplinas norteadoras:

Língua inglesa v, Métodos e abordagens no ensino de língua inglesa, Linguística textual, Variação linguística, Projeto de extensão à comunidade.

  Karina Kelim Leal Barbosa

RA: 6099645395

6º Semestre

A IMPORTÂNCIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
E DA MÚSICA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

Lais Helena Nantes Barbosa
Guarulhos/ SP

2019


[pic 2]

 

KARINA KELIM LEAL BARBOSA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Língua inglesa v, Métodos e abordagens no ensino de língua inglesa, Linguística textual, Variação linguística, Projeto de extensão à comunidade.

 

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras do Centro de Educação a Distância –CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para aprovação nas disciplinas norteadoras:

Profª Tutora a Distância: Lais Helena Nantes Barbosa

[pic 3]

Guarulhos/ SP

2019


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS GERAIS        5

3        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

4.        METODOLOGIA        6

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

6.        ATIVIDADES        10

7.        RECURSOS        11

8.        AVALIAÇÃO        12

9.        RESULTADOS        13

10.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

11.        REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA        15


  1. INTRODUÇÃO

É de suma importância trabalhar a forma o gênero e a metodologia que aborde uma variante linguística e leve em consideração todos os aspectos psicossocial da turma de modo que gere conexões abrangentes e objetivas, pois a escola é um ambiente social crítico e democrático que transforma valores e a música é um projeto onde o aluno interpreta, lê, fala, ouve, escreve, e faz com que o aluno se socialize de forma motivadora na esfera discursiva.

Diante de um cenário onde para alguns alunos a língua inglesa é vista sem a devida importância pelo fato de a metodologia apresentada ser repetitiva e cansativa o que muitas vezes gera profundo desinteresse em aprender o conteúdo proposto.

Segundo Vygotsky o aprendizado da língua deve ser inserido quando o aluno esta exposto com foco em assuntos de seu interesse. E cabe a escola provocar instigar, potencializar e gerar motivação.


  1. OBJETIVOS GERAIS

A escola deverá traçar habilidades e competências que farão com que o aluno tenha contato com os aspectos textuais na modalidade oral e escrita da língua inglesa em diferentes situações de comunicação. Deve-se levar o aluno a observância de ter melhor reflexão sobre a verdadeira utilização da língua franca e fazer com que percebam que o reading, o speaking, listening, e writing gere motivação através de princípios éticos, políticos e estéticos visando a formação humana de forma integral ou seja, inserir o indivíduo nos preceitos de multiletramento, mediante praticas sociais do mundo digital.  

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)  aponta que linguagens seja apresentada no plural por apontar variações linguísticas no modelo de ensino aprendizagem, o que leva a pensar o quão é importante o contexto e a situação discursiva da linguagem. A Sociolinguística faz com que o discente compreenda com clareza em uma perspectiva progressista. Cabe ao corpo docente considerar a dinamicidade linguística dentre suas variações e observar o que deve ser evitado para não levar o ensino de volta ao âmbito mecânico de outrora.

.


  1. OBJETIVOS ESPECÍIFICOS

Diante da situação apresentada pela professora de língua inglesa em que o aluno demonstra desinteresse na aprendizagem da língua franca, viu-se uma oportunidade de estudar a turma, ou seja, conhecer o universo cultural dos alunos e apresentar os diversos usos da língua estrangeira no cotidiano dos alunos presentes.

Diante ao exposto definiu-se o uso da música mediante o grande interesse da turma em um determinado grupo musical, o que gera maior engajamento do grupo por querer entender, ouvir, ler e compreender o que esta sendo proposto em sala de aula.

Após a pesquisa sobre a preferência musical da turma, deve-se definir quais meios de comunicação será utilizado para gerar maior compreensão viabilizando engajamento e interesse dos alunos no conhecimento da cultura em um ambiente amistoso e faz com que o alunos obtenha mais qualidade na atividades propostas, eles passam a adquirir  uma visão espacial mais aguçada, maior capacidade de memorização e concentração.

De modo geral, deve-se identificar o nível de conhecimento da turma e trabalhar com diferentes recursos visuais. Cabe ao professor:

  • Propor atividades que possam resgatar o nível de conhecimento linguístico, tecnológico e convívio social;
  • Criar atividades que desenvolvam habilidades inerentes ao cotidiano do aluno;
  • Elaborar relatórios de desempenho de forma avaliativa afim de qualificar e quantificar o melhor desempenho e engajamento da turma.

 

Para finalizar define-se  que o inglês não é mais uma matéria sem sentido, pois seu uso está em diversas mídias como na música, na intenet, nas redes sociais, em diversos meios de comunicação, e isso, precisa ser apresentado aos alunos para que entendam que a necessidade de aprender e estar envolvido com o língua franca passa a seu de grande necessidade, visto que, diante de um mundo globalizado e tecnológico este estreitamento esta sendo cada vez mais necessário por fazer parte da comunicação global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (310.1 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com