O Desafio Profissional
Por: karinaklb • 28/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.391 Palavras (10 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Unidade de Guarulhos (SP)
Curso de Letras Português / Inglês
Disciplinas norteadoras:
Língua inglesa v, Métodos e abordagens no ensino de língua inglesa, Linguística textual, Variação linguística, Projeto de extensão à comunidade.
Karina Kelim Leal Barbosa
RA: 6099645395
6º Semestre
A IMPORTÂNCIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
E DA MÚSICA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
Lais Helena Nantes Barbosa
Guarulhos/ SP
2019
[pic 2]
KARINA KELIM LEAL BARBOSA
DISCIPLINAS NORTEADORAS: Língua inglesa v, Métodos e abordagens no ensino de língua inglesa, Linguística textual, Variação linguística, Projeto de extensão à comunidade.
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras do Centro de Educação a Distância –CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para aprovação nas disciplinas norteadoras:
Profª Tutora a Distância: Lais Helena Nantes Barbosa
[pic 3]
Guarulhos/ SP
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS GERAIS 5
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
4. METODOLOGIA 6
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
6. ATIVIDADES 10
7. RECURSOS 11
8. AVALIAÇÃO 12
9. RESULTADOS 13
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
11. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA 15
- INTRODUÇÃO
É de suma importância trabalhar a forma o gênero e a metodologia que aborde uma variante linguística e leve em consideração todos os aspectos psicossocial da turma de modo que gere conexões abrangentes e objetivas, pois a escola é um ambiente social crítico e democrático que transforma valores e a música é um projeto onde o aluno interpreta, lê, fala, ouve, escreve, e faz com que o aluno se socialize de forma motivadora na esfera discursiva.
Diante de um cenário onde para alguns alunos a língua inglesa é vista sem a devida importância pelo fato de a metodologia apresentada ser repetitiva e cansativa o que muitas vezes gera profundo desinteresse em aprender o conteúdo proposto.
Segundo Vygotsky o aprendizado da língua deve ser inserido quando o aluno esta exposto com foco em assuntos de seu interesse. E cabe a escola provocar instigar, potencializar e gerar motivação.
- OBJETIVOS GERAIS
A escola deverá traçar habilidades e competências que farão com que o aluno tenha contato com os aspectos textuais na modalidade oral e escrita da língua inglesa em diferentes situações de comunicação. Deve-se levar o aluno a observância de ter melhor reflexão sobre a verdadeira utilização da língua franca e fazer com que percebam que o reading, o speaking, listening, e writing gere motivação através de princípios éticos, políticos e estéticos visando a formação humana de forma integral ou seja, inserir o indivíduo nos preceitos de multiletramento, mediante praticas sociais do mundo digital.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta que linguagens seja apresentada no plural por apontar variações linguísticas no modelo de ensino aprendizagem, o que leva a pensar o quão é importante o contexto e a situação discursiva da linguagem. A Sociolinguística faz com que o discente compreenda com clareza em uma perspectiva progressista. Cabe ao corpo docente considerar a dinamicidade linguística dentre suas variações e observar o que deve ser evitado para não levar o ensino de volta ao âmbito mecânico de outrora.
.
- OBJETIVOS ESPECÍIFICOS
Diante da situação apresentada pela professora de língua inglesa em que o aluno demonstra desinteresse na aprendizagem da língua franca, viu-se uma oportunidade de estudar a turma, ou seja, conhecer o universo cultural dos alunos e apresentar os diversos usos da língua estrangeira no cotidiano dos alunos presentes.
Diante ao exposto definiu-se o uso da música mediante o grande interesse da turma em um determinado grupo musical, o que gera maior engajamento do grupo por querer entender, ouvir, ler e compreender o que esta sendo proposto em sala de aula.
Após a pesquisa sobre a preferência musical da turma, deve-se definir quais meios de comunicação será utilizado para gerar maior compreensão viabilizando engajamento e interesse dos alunos no conhecimento da cultura em um ambiente amistoso e faz com que o alunos obtenha mais qualidade na atividades propostas, eles passam a adquirir uma visão espacial mais aguçada, maior capacidade de memorização e concentração.
De modo geral, deve-se identificar o nível de conhecimento da turma e trabalhar com diferentes recursos visuais. Cabe ao professor:
- Propor atividades que possam resgatar o nível de conhecimento linguístico, tecnológico e convívio social;
- Criar atividades que desenvolvam habilidades inerentes ao cotidiano do aluno;
- Elaborar relatórios de desempenho de forma avaliativa afim de qualificar e quantificar o melhor desempenho e engajamento da turma.
Para finalizar define-se que o inglês não é mais uma matéria sem sentido, pois seu uso está em diversas mídias como na música, na intenet, nas redes sociais, em diversos meios de comunicação, e isso, precisa ser apresentado aos alunos para que entendam que a necessidade de aprender e estar envolvido com o língua franca passa a seu de grande necessidade, visto que, diante de um mundo globalizado e tecnológico este estreitamento esta sendo cada vez mais necessário por fazer parte da comunicação global.
...