O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E LITERATURA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO
Por: Suzimara Pereira • 23/8/2022 • Dissertação • 2.236 Palavras (9 Páginas) • 120 Visualizações
LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS – LICENCIATURA
SUZIMARA PEREIRA DA COSTA FERNANDES
O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E LITERATURA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO, CONSIDERANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, E OS ASPECTOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
NOVA CRUZ / RN
2022
SUZIMARA PEREIRA DA COSTA FERNANDES
O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E LITERATURA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO, CONSIDERANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, E OS ASPECTOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Atividade Interdisciplinar envolvendo as disciplinas de: Morfossintaxe da Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa I, Língua Inglesa I, Sociolinguística, Práticas Pedagógicas em Línguas Estrangeiras: Diversidade Linguística e Cultural, Educação Formal e Não Formal, Educação e Diversidade Educação a Distância.
NOVA CRUZ / RN
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4
2 PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS E AS PROPOSTAS DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E LITERATURA.................................................................5
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
1 INTRODUÇAO
Tendo em vista o contexto da pandemia do covid-19 e as dificuldades para a implantação do ensino remoto de modo emergencial, este estudo busca compreender o ensino de língua estrangeira e literatura em contexto de ensino remoto, considerando as novas tecnologias digitais, e os aspectos linguísticos e literários, no 9° ano do ensino fundamental. Este estudo busca descrever a formação e as adaptações adotadas pelos profissionais da educação nessa nova modalidade de ensino remoto na língua estrangeira e na literatura.
Quando tratamos sobre tecnologias digitais buscamos compreender o objeto dela como uma possibilidade em ferramentas disponíveis para mediar o uso do celular, computador e outros dispositivos como aplicativos, tudo isso se tornou flexível com o surgimento da rede mundial de compartilhamento de conteúdos e dados, ou seja, a internet esse conjunto de instrumentos se tornou a TIC – tecnologias de informação e comunicação. Atualmente as escolas públicas em varias regiões do país existem dificuldades para cumprir sua função de oferecer e dá suporte aos educandos quando tratamos das novas tecnologias e da modalidade de ensino remo afetando assim desenvolvimento intelectual e cognitivo do aluno. É frequente ver nos meios de comunicação, de notícias referentes a contextos em que as escolas não contam nem mesmo com as ferramentas mais básicas para o ensino e a aprendizagem. com isso há uma contraposição muito grande entre diferentes realidades de ensino no brasil, isso retrata os contrastes sociais que ainda não foram superados nos níveis econômico, social e cultural. Esse estudo traz uma grande problematização para professor introduzir sua prática a cultura digital, mesmo que não esteja totalmente habituado com ela.
O objetivo desse estudo e reconhecer as características dos textos e compreender a BNCC que e o norteador do trabalho como gêneros textuais. os professores podem ser capacitados para que consigam trabalhar com a cultura digital em sala de aula. O nosso objetivo e investigar as relações entre a língua estrangeira e as novas tecnologias no novo ensino remoto, compreender os saberes relativos de ambas as partes, analisando o material didático e verificando as relações entre eles.
2 PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS E AS PROPOSTAS DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E LITERATURA
Praticas de Multiletramentos está relacionado com letramento o ensino e dividido por vários aspectos como a da utilização social dos textos orais, escritos, visuais, ou seja, pela compreensão da execução desses textos nas suas multimodalidades e diversidade cultural. Potencializar uma educação voltada para práticas de multiletramento é um dos grandes desafios para o professor, devido às transformações continua da sociedade. Sendo que, esses estudantes precisam entender as particularidades linguístico-discursivo dos gêneros textuais impressos e digitais, com as mudanças sociais e as demandas da inovação tecnológica apresentam construção de sentido para diferentes formas de interação em sociedade.
A orientação de uma pedagogia dos multiletramentos chegou em 1996 em um entendido de professores e pesquisadores americanos, trazendo um debate que inclua na prática escolar a diversidade de linguagens e de culturas introduzidas pelas novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. De acordo com a autora Roxane Rojo,
para abranger esses dois “multi” - a multiculturalidade característica
das sociedades globalizadas e a multimodalidade dos textos por
meio dos quais a multiculturalidade se comunica e informa, o grupo
cunhou um termo ou conceito novo: multiletramentos (ROJO, 2012,
p.13).
A definição de multiletramentos e muito mais que, noções de letramento e de letramentos múltiplos, de fato e uma proposta onde a escola forma cidadãos capazes de analisar e debater a respeito das mais variadas culturas e de canais de comunicação que o cercam,, participando de forma ativa da esfera pública, seja no aspecto profissional ou pessoal
Segundo Freitas, (2006); Kenski, (2006); Petarnella (2008); Silva e Benetti,
(2007); Veen e Wrakking, (2009) o profissional da educação e a cultura escolar sofrem ao continuar separados das novas formas de interagir com as linguagens e seus suportes impressos e digitais. Os docentes precisam de inclusão nas práticas um ensino voltado para o uso das novas tecnologias de comunicação e informação para os novos letramentos considerando a diversidade cultural dos alunos, as demandas sociais.
...