O Entendimento da verdade
Por: lemat • 13/6/2018 • Resenha • 423 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA[pic 1]
O entendimento da verdade
Elaborado por:
Clara Castro Fernandes
Lorena Malta Correia
Miriam dos Santos Silva
Vanessa Brandão
Wellington Rolim da Costa
RIO DE JANEIRO
2018
O conto de Carlos Drummond de Andrade e o filme homônimo, o gerente, relatam a história de Samuel que tinha uma estranha mania.
O motivo do personagem ser assim fica subentendo, o conto mostra maiores detalhes como os sentimentos de samuel, mas ainda assim o motivo ainda nos causa dúvida.
Ele chegou a fazer exames para descobrir a causa que não foi diagnosticada.
Samuel também se assustava ao ver a relação das mulheres até mesmo da sua mão ensanguentada como se ele realmente não soubesse o que tinha feito.
Afinal qual é a verdade? Samuel realmente era uma mentiroso ou ele não tinha consciência do que fazia? Ele perdia o sentido de realidade não conseguia controlar o desejo a compulsão ao ver as mãos. A verdade pode ser relativa. Para Samuel, na sua realidade não tinha consciência do que fazia, então para ele de fato a verdade é que ele não cometia tal ato.
*fotos whatsapp*
Entre o real e o imaginário de cada um, existe uma única verdade? Na narrativa é ilustrado, mesmo após anos da publicação da obra, a capacidade atemporal de reconfiguração de uma realidade dependendo do tipo de participação exercida nesse cenário. A verdade não significa necessariamente o contrário de um erro, mas somente a posição ocupada por diferentes erros uns em relação aos outros: um é, por exemplo, mais antigo, mais profundo que outro.
O ponto é se com a coletividade somos capazes de alcançar a Verdade. A comunidade encara com uma obstinação, o conceito de verdade, o que leva a intolerância quando questionada. Isso por conta do grande fluxo de dados, onde esses dados são senso comum e empíricos, moldados por um sistema político-econômico praticado em grande parte do mundo. A Verdade não possui uma única interpretação, ela está em constante reflexão, debate e questionamento. Dependendo das circunstancias ela é relativa e provisória, como a filosofia busca ao longo dos séculos.
Julgando os critérios que influenciam a ciência, conceito e a relação com a maneira de perceber a Verdade a busca pela luz da razão filosófica se define incessante. Assim, mostra-se insustentável, em quaisquer épocas de analise, a defesa do conceito de uma verdade absoluta.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Carlos Drummond. O gerente. Prosa Seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguliar, 2003.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16. ed. São Paulo: Ática, 2003. Páginas 370 A 383.
A concepção filosófica da Verdade. Disponível em:
...